Visita de Estudo ao Jardim Zoológico
No dia 11 de maio de 2023 os alunos do oitavo ano de escolaridade da Escola B/S de Gama Barros, visitaram o Jardim Zoológico, em Lisboa.
A visita decorreu no âmbito das componentes da Flexibilidade Curricular/Cidadania e Desenvolvimento e projetos das turmas, em articulação curricular e trabalho colaborativo de algumas disciplinas: Português, Geografia, Matemática, Ciências Naturais, Oficina de Teatro, Inglês, Físico-Química e Educação Visual.
O dia começou mais cedo para estes alunos e para os professores que os acompanharam. Foi com muita alegria, caminhada e entusiasmo que se iniciou a aventura.
Para alguns alunos foi a primeira vez que utilizaram um transporte público, o comboio, outros visitaram pela primeira vez o Jardim Zoológico.
Já no Jardim Zoológico foi a descoberta dos ecossistemas. Todos tiveram a oportunidade de participar numa visita guiada pelo Centro Pedagógico. Todos aprenderam muito ou recordaram conceitos, demonstrando as competências adquiridas na sala de aula.
A visita de estudo foi ao encontro do documento referente ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, onde podemos ler:
Perante os outros e a diversidade do mundo, a mudança e a incerteza, importa criar condições de equilíbrio entre o conhecimento, a compreensão, a criatividade e o sentido crítico. Trata-se de formar pessoas autónomas e responsáveis e cidadãos ativos.
…. as aprendizagens como centro do processo educativo, a inclusão como exigência, a contribuição para o desenvolvimento sustentável como desafio, já que temos de criar condições de adaptabilidade e de estabilidade, visando valorizar o saber. E a compreensão da realidade obriga a uma referência comum de rigor e atenção às diferenças.
Esta visita contribuiu para consolidar competências interdisciplinares, nomeadamente, aquelas que se relacionam com os ecossistemas, as dinâmicas entre populações de seres vivos e as consequências da ação da Humanidade no nosso planeta.
Contribuiu, também, para fundamentar a relação entre o indivíduo e o mundo que o rodeia, construída numa dinâmica constante com os espaços físico, social, histórico e cultural, coloca à escola o desafio de assegurar a preparação dos alunos para as múltiplas exigências da sociedade contemporânea. Visando contribuir para o desenvolvimento da literacia científica dos alunos, despertando a curiosidade acerca do mundo que nos rodeia e o interesse pela Ciência.
No decorrer do dia tiveram oportunidade de assistir aos espetáculos disponibilizados pelo Jardim Zoológico.
O dia foi repleto de bons momentos, com muitas gargalhadas acompanhadas de aprendizagens que serão sempre recordadas por todos.
Alguns comentários de alunos das turmas que participaram:
“Eu gostei muito da visita de estudo ao Jardim Zoológico, pois aprendi muito. Destaco a visita guiada do Centro Pedagógico, do espetáculo dos golfinhos e do teleférico.” MS
“Gostei muito da visita de estudo, pois adoramos os animais. O Centro Pedagógico explicou-nos muito sobre eles, foi muito interessante.” AG e CL
“A visita de estudo foi muito divertida. Estava tão ansioso que não dormi à noite.” MB
“Na visita de estudo ao Jardim Zoológico, podemos observar vários animais, visitamos o reptilário, assistimos ao espetáculo dos golfinhos e andamos no teleférico. O objetivo dos professores foi atingido e tivemos um dia muito agradável.” MV e LD
“A visita de estudo foi bastante inspiradora para mim e para os meus colegas que nunca tinham ido ao Zoo. Eu nunca tinha visitado um sítio tão divertido e estar com a minha turma, tornou o dia mais especial.” GS
Fica a sugestão para visitas ao jardim Zoológico para: aprender, conhecer, colaborar e divertir!
Ana Cristina David, Grupo de Recrutamento 300
Angelina Fortes, Grupo de Recrutamento 510









You may also like

Entrega de Prémios Nacionais eTwinning 2022

“No Dia da Mãe, o Coração é Amarelo”
