«

»

Fev 27

Visita de estudo ao Museu da Música Portuguesa

No dia 19 de fevereiro, as turmas do 5.º 1.ª e 5.º 2.ª foram assistir a um concerto comentado pelo maestro Nikolay Lavlov, da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras. O concerto teve lugar no Museu da Música Portuguesa – Casa Museu Verdades de Faria, no Monte Estoril, uma casa que foi projetada no início do seculo XX, pelo arquiteto Raul Lino. O museu reúne o espólio do etnomusicólogo Michele Giacometti e do compositor Fernando Lopes-Graça e tem por missão a preservação, conservação, estudo e divulgação do Património Musical Português.

Quando chegámos, os alunos ficaram muito bem impressionados com o edifício e o seu belo jardim. Uma vez dentro do museu, os alunos puderam conhecer os instrumentos de corda friccionada que compõem um quarteto de cordas: os dois violinos, uma viola d’arco e um violoncelo. À medida que o maestro ia comentando as obras dos vários compositores (Vivaldi, Bethoveen, Haydn e L. Anderson) os alunos puderam compreender, de uma forma divertida, os vários parâmetros musicais (timbre, dinâmica, ritmo, altura, etc.).

Uma vez que estava um tempo primaveril, no final do concerto as turmas lancharam no jardim e aproveitaram para tirar algumas fotografias. No regresso, que se realizou pela marginal, os alunos ficaram muito felizes por poderem ver o mar, que estava com uma cor e ondas fantásticas. Os alunos ficaram bastante satisfeitos com o passeio e com a sua primeira experiência num concerto de música erudita, com a orientação de um maestro bastante conceituado.

Veja as fotos aqui