«

»

Mar 12

A EB Ribeiro de Carvalho assinalou o Dia Escolar da Não Violência e da Paz

A data foi instituída em 1964 em Espanha, pelo poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenç Vidal e acolhida a nível internacional. Foi escolhido o dia 30 de janeiro por assinalar o falecimento do grande pacifista indiano Mahatma Gandhi.

O objetivo do Dia Escolar da Não Violência e da Paz passa por alertar a comunidade para a necessidade de uma educação para a paz, que promova valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência.

Fomentar a comunicação entre todos, impedir situações de violência e incrementar a amizade são preocupações da nossa escola. Assim, todas as turmas se associaram a esta iniciativa elaborando uma mensagem numa fita branca, que foi colocada no gradeamento da escola, simbolizando o empenho de todos neste objetivo tão nobre.

As turmas também passaram pela Biblioteca Escolar onde tiveram a oportunidade de ouvir uma adaptação da história “As mãos não são para bater” de Martin Agassi e, na sala de aula, os alunos ainda realizaram um jogo onde puderam também refletir sobre a temática.

“Não basta falar de paz. É preciso acreditar nela. E não basta acreditar nela. É preciso trabalhar por ela.”  (Eleanor Roosevelt).

Veja as fotos aqui