«

»

Mar 13

Visita de Estudo ao Centro de Ciência Viva, em Alcanena, e à Fábrica da Renova

No dia seis de março de 2019, as três turmas do Cursos Profissionais de Informática realizaram uma visita de estudo a Alcanena e Torres Novas, acompanhadas pelos professores das disciplinas envolvidas (Português, Matemática, TIC, Análise de Sistemas e Redes Locais, Programação e Área de Integração). O principal objetivo foi o de desenvolver atitudes que proporcionem a compreensão da relação do Homem com a Natureza e incrementar a curiosidade geográfica como promotora da educação para a cidadania.

Durante a viagem chuvosa com destino a Alcanena, a professora Carla Frazão foi dando informações sobre o aqueduto do rio Alviela e instruções sobre as duas visitas que iríamos realizar.

Em primeiro lugar, e ao fim de alguns minutos de espera à entrada do Centro Interpretativo do rio Alviela, as turmas foram divididas em três grupos para apreciarmos uma exposição sobre morcegos, andar num simulador que conduz os intervenientes às épocas mais remotas da Terra e realizar experiências geológicas/meteorológicas.

Concluída a visita ao Centro de Ciência Viva chegou a hora do almoço e do convívio.

Após recarregarem baterias, os alunos seguiram para a Fábrica de Papel da Renova, onde tiveram oportunidade de conhecerem a sua história o processo de fabrico do papel higiénico, de lenços de papel e de guardanapos. Foram também dados a conhecer os vários processos de certificação de qualidade.

Finalmente, houve ainda algum tempo para nos deslocarmos à loja da fábrica, onde alguns alunos adquiriram alguns produtos.

Em nossa opinião, esta visita de estudo teve bastantes aspetos positivos. Salientamos o facto de todos terem aperfeiçoado os seus conhecimentos históricos, científicos e tecnológicos relacionados com aspetos da Natureza, a história da fábrica da Renova e toda a sua atual automatização, bem como a oportunidade de conhecerem melhor os colegas e os professores participantes nesta visita de estudo.

Veja as fotos aqui