«

»

Mar 27

Ação de arborização – Comemoração do Dia Mundial da Árvore/Floresta

No dia 22 de março de 2018, pelas 9 horas, a turma SE do 11.º ano realizou uma atividade, com o intuito de comemorar o Dia Mundial da Árvore/ Floresta, na escola EB1 n.º 1 do Cacém (uma das escolas do nosso Agrupamento). Um grupo destes alunos (a Inês Parente, o André Freire e o Nivaldo Varela) plantou um arbusto de nome Tamujo (nome científico – Flueggea tinctoria), no âmbito do Estudo de Caso, realizado em Geografia A e com a supervisão da professora Rosário Portugal. Este arbusto foi adquirido através de uma oferta realizada pelo projeto “Redescobrir a Terra 2018” da revista Forum Estudante. A assistirem a esta atividade estiveram os aluno do 1.º ano que irão ser os padrinhos deste arbusto. Irão estar encarregues da rega, do retirar das ervas daninhas e de realizar um estudo sobre o arbusto. Este encontra-se identificado com uma placa da autoria do supracitado grupo de trabalho.

O Tamujo é típico de um clima temperado mediterrâneo e constitui a galeria mediterrânica localizada ao longo dos rios Tejo e Douro e é uma espécie endémica nas ilhas açorianas. É essencial a sua conservação, proteção e gestão sustentável deste ecossistema. A sua floração verifica-se entre fevereiro e abril e a época da colheita nos meses de maio e junho. Arbusto de folha perene, muito ramificado com 1 a 3 metros de altura, com folhas dentadas/serradas, fruto carnudo, arroxeado, arredondado, com uma única semente, é utilizado na produção de medicamentos e em tinturaria para tingir tecidos.

Não se encontra protegido pela legislação portuguesa nem pela da Comunidade Europeia.

Há a necessidade de sensibilizar a população, desde os pequeninos até aos adultos, para a importância da preservação das árvores e das florestas.

Sabia que…

Em Portugal, a primeira Festa da Árvore comemorou-se no dia 9 de março de 1931 e que a 21 de março de 1972, comemorou-se o DIA MUNDIAL DA FLORESTA, pela primeira vez.

                                                         Professora e Coordenadora do Eco-Escolas

                                                                        Maria do Rosário Portugal

Veja as fotos aqui