Reportagem Fotográfica
Os alunos do 10.º ano da turma LH1 (curso de Línguas e Humanidades) realizaram uma reportagem fotográfica subordinada ao tema “Florestas Portuguesas”, em parceria com três alunos do 11.º ano da turma SE1, que fizeram a reflorestação. Este projeto foi realizado em grupo.
Foram selecionadas seis fotografias para a reportagem fotográfica:
Fotografia 1– Incêndio no Parque Natural da Serra da Estrela – Verão/Outono de 2017;
Fotografia 2 – A desflorestação – áreas florestais modificadas devido ao desenvolvimento urbano, industrial, à construção de infraestruturas e aproveitando-as para lazer/eventos;
Fotografia 3 – O abate de árvores – aspecto desolador resultante do abate de árvores devido ao aproveitamento deste recurso natural pelos seres humanos, sem nos preocuparmos com a sua utilização racional e sustentável. O meio ambiente floresta é afetado com a perda da biodiversidade bem como com a perda do seu valor paisagístico e patrimonial;
Fotografia 4 – A floresta intacta – As florestas contribuem para melhorar a qualidade do ar, da água e do solo, pois permitem a sobrevivência dos seres vivos e produzem oxigénio a partir do dióxido de carbono, ao realizar a fotossíntese, sendo muitas vezes cognominadas de “Os pulmões do Mundo”. Para além desta função também é bastante importante para a vida humana pois fornece a madeira, matéria prima imprescindivel à economia de um País e alimentos. É uma fonte de Bem Estar e de lazer;
Fotografia 5 – Criação de Parques Naturais – Conservação da natureza – Fotografia tirada na Lagoa Azul, no Parque Natural Sintra/Cascais. O preservar das espécies florestais e animais na Serra de Sintra é uma das medidas de preservação da natureza e prende-se com a criação dos Parques Naturais, Parques Nacionais e Reservas Naturais implementadas através da Rede Natura 2000. Portugal é um País que apresenta um elevado número destas áreas, demonstrando a preocupação governamental e da população em as preservar. Porém, muitas vezes esta preocupação sai gorada devido a “mão criminosa”há o ateiar de fogo, provocando os incêndios;
Fotografia 6 – A Reflorestação – Grupo de alunos a plantarem uma árvore numa escola do 1º ciclo pertencente ao Agrupamento de Escolas D. Maria II, sita no Cacém.
Outras das medidas para se evitar e combater o flagelo dos incêndios será a reflorestação organizada dos espaços. A Escola tem um papel fundamental na Educação para a Cidadania. Os nossos jovens devem aprender a ser cidadãos responsáveis e sensíveis à preservação do ambiente. Também é importante tomar conhecimento de que os recursos naturais devem ser explorados sustentavelmente, pois o futuro está nas mãos dos nossos jovens. Através destes concursos, os alunos serão sensibilizados para a problemática dos incêndios, tomarão consciência da necessidade de preservar o Meio Ambiente e poderão ter uma atitude ativa na (re)plantação de um espaço arbóreo.
Alunos do 10.º Ano da turma LH1, participantes no concurso:
– Índia Salvador n.º 14
– Petra Salvador n.º 24
– Mariana Rodrigues n.º 23
– Valéria Martins n.º 29
– Cláudio Monteiro n.º 6
– Renato Tavares n.º 27
– Rafael Santos n.º 25
– Mara Macedo n.º 22
– Inês Parente n.º 6 do 11.º SE1
– André Freire n.º 2 do 11.º SE1
– Nivaldo Varela n.º 10 do 11.º SE1
Professora responsável pelo projeto: Maria do Rosário Portugal
Escola Básica e Secundária Gama Barros (sede do Agrupamento de Escolas D. Maria II)
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