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Mar 27

Reportagem Fotográfica

Os alunos do 10.º ano da turma LH1 (curso de Línguas e Humanidades) realizaram uma reportagem fotográfica subordinada ao tema “Florestas Portuguesas”, em parceria com três alunos do 11.º ano da turma SE1, que fizeram a reflorestação. Este projeto foi realizado em grupo.

Foram selecionadas seis fotografias para a reportagem fotográfica:

Fotografia 1- Incêndio no Parque Natural da Serra da Estrela – Verão/Outono de 2017;

Fotografia 2 – A desflorestação – áreas florestais modificadas devido ao desenvolvimento urbano, industrial,  à construção de infraestruturas e aproveitando-as para lazer/eventos;

Fotografia 3 – O abate de árvores – aspecto desolador resultante do abate de árvores devido ao aproveitamento deste recurso natural pelos seres humanos, sem nos preocuparmos com a sua utilização racional e sustentável. O meio ambiente floresta é afetado com a perda da biodiversidade bem como com a perda do seu valor paisagístico e patrimonial;

Fotografia 4 – A floresta intacta –  As florestas contribuem para melhorar a qualidade do ar, da água e do solo, pois permitem a sobrevivência dos seres vivos e produzem oxigénio a partir do dióxido de carbono, ao realizar a fotossíntese, sendo muitas vezes cognominadas de “Os pulmões do Mundo”. Para além desta função também é bastante importante para a vida humana pois fornece a madeira, matéria prima imprescindivel à economia de um País e alimentos. É uma fonte de Bem Estar e de lazer;

Fotografia 5 – Criação de Parques Naturais – Conservação da natureza – Fotografia tirada na Lagoa Azul, no Parque Natural Sintra/Cascais. O preservar das espécies florestais e animais na Serra de Sintra é uma das medidas de preservação da natureza e prende-se com a criação dos Parques Naturais, Parques Nacionais e Reservas Naturais implementadas através da Rede Natura 2000. Portugal é um País que apresenta um elevado número destas áreas, demonstrando a preocupação governamental e da população em as preservar. Porém, muitas vezes esta preocupação sai gorada devido a “mão criminosa”há o ateiar de fogo, provocando os incêndios;

Fotografia 6 – A Reflorestação – Grupo de alunos a plantarem uma árvore numa escola do 1º ciclo pertencente ao Agrupamento de Escolas D. Maria II, sita no Cacém.

Outras das medidas para se evitar e combater o flagelo dos incêndios será a reflorestação organizada dos espaços. A Escola tem um papel fundamental na Educação para a Cidadania. Os nossos jovens devem aprender a ser cidadãos responsáveis e sensíveis à preservação do ambiente. Também é importante tomar conhecimento de que os recursos naturais devem ser explorados sustentavelmente, pois o futuro está nas mãos dos nossos jovens. Através destes concursos, os alunos serão sensibilizados para a problemática dos incêndios, tomarão consciência da necessidade de preservar o Meio Ambiente e poderão ter uma atitude ativa na (re)plantação de um espaço arbóreo.

Alunos do 10.º Ano da turma LH1, participantes no concurso:

-  Índia Salvador n.º 14

- Petra Salvador n.º 24

- Mariana Rodrigues n.º 23

- Valéria Martins n.º 29

- Cláudio Monteiro n.º 6

- Renato Tavares n.º 27

- Rafael Santos n.º 25

- Mara Macedo n.º 22

- Inês Parente n.º 6 do 11.º SE1

- André Freire n.º 2 do 11.º SE1

- Nivaldo Varela n.º 10 do 11.º SE1

Professora responsável pelo projeto: Maria do Rosário Portugal

Escola Básica e Secundária Gama Barros (sede do Agrupamento de Escolas D. Maria II)

Veja as fotos aqui