«

»

Abr 14

Mochila Esperança, MOCHILa, Ao Povo Moçambicano

Na passada sexta feira, dia 5 de abril, foram entregues 4 Kits de bens de primeira necessidade, no edifício VIP, na sala do rés-do-chão na Fundação EDP (Museu da Eletricidade). Estes Kits constituem o donativo dos alunos dos 10.º e 11.º anos, do Curso de Artes Visuais do Agrupamento de Escolas D. Maria II, bem como da respetiva docente da disciplina de Desenho A.

Os alunos aderiram, sem hesitar, à iniciativa, organizando-se e distribuindo, entre si, a responsabilidade da recolha dos produtos solicitados pela organização da campanha.

Sensibilizou-os a tragédia que se abateu sobre as comunidades afetadas, sobretudo algumas famílias do Dondo (a cerca de 34 km da cidade da Beira), o que constituiu um desafio às capacidades físicas, psicológicas e morais, daquela gente que, dia a dia, e sem quaisquer recursos, luta pela vida, num contexto de verdadeira catástrofe!

A campanha foi lançada pela SIC Esperança, mas muito rapidamente encontrou associados como foi o caso da EDP, que custeou seis mil mochilas, para transporte dos bens recolhidos. Ainda outras empresas se associaram: Grupo Águas de Portugal, Grupo Lusíadas Saúde e Wells, todos focados em contribuírem para menorizarem as carências do povo de Moçambique e devolver-lhes alguma dignidade.

Bem-haja, aos meus alunos, por este gesto de solidariedade e de amor ao próximo!

Ajudar, é um dever cívico e moral de todos!…

Professora Celeste Gonçalinho

Ao povo Moçambicano

Hoje, sem este céu ilimitado

Sem este mar poderoso tão nosso

E sem um querer inabalável,

Como iriam tocar-se os nossos

E os vossos dedos indicadores,

Nessa imensidão de África,

Povo de Moçambique?!…

Mas o legado histórico que nos une,

A herança que temos desde o berço,

Dos Valores da Cooperação e do Respeito mútuo,

Hoje, amanhã e sempre,

O calor dos nossos afetos prevalecerá sobre a indiferença

E, seremos muitos, mesmo muitos,

A dar as mãos em nome duma efetiva amizade e estima!

Vamos lá, neste abraço, ao encontro do povo Moçambicano!…