Nov 21

Linha Internet Segura

A Linha Internet Segura é um serviço de atendimento gratuito e confidencial coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do consórcio Internet Segura e do programa Safer Internet, sendo cofinanciada pela Comissão Europeia.

Os objetivos da Linha Internet Segura são prestar apoio telefónico ou online, de forma anónima e confidencial, a crianças, jovens, pais e professores, sobre questões relacionadas com o uso da tecnologia e informar ativamente os utilizadores sobre a atividade da linha de apoio.

Pode ver mais informações aqui

Nov 21

#PortugalContraAViolência

A Direção-Geral da Educação convida as Escolas para, a 25 de novembro de 2019, se envolverem na Comemoração do Dia Internacional da Eliminação da Violência sobre as Mulheres.

Em Portugal e no mundo, todos os dias, inúmeras mulheres e raparigas são vítimas de alguma forma de violência. Muitas vezes, estão privadas dos seus direitos e não conseguem aceder ao apoio de que necessitam para ultrapassarem o impacto que a violência teve nas suas vidas, enquanto fator determinante para a promoção de sociedades mais resilientes e solidárias.

Considerando que as crianças e jovens são importantes agentes de mudança, convidamos as Escolas a promover, nomeadamente nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, debates sobre o tema “Direitos Humanos e a prevenção da violência sobre a mulher”.

No dia 25 de novembro, decorrerá uma sessão comemorativa, com um Painel de debate acerca do tema no Agrupamento de Escolas Gil Vicente, em Lisboa, promovida pelo Ministério de Educação. As escolas que assim pretendam, poderão assistir a esta sessão a partir das 15:00h, clicando neste Link

Cartazes e a faixa da campanha #PortugalContraAViolência:

1. Cartazes para Download aqui

2. Faixa para Download aqui

Outros recursos de apoio a esta atividade:

1. Ditados Impopulares – vídeo (versão completa) aqui

2. Ditados Impopulares – vídeo (versão curta) aqui

Nov 21

Sessões de sensibilização para jovens sobre jogos, segurança online, saúde e prevenção de riscos

Integradas no Serviço Educativo da edição deste ano da Lisboa Games Week, realizam-se nos dias 21 e 22, sessões de sensibilização para jovens em idade escolar, intituladas “Jogar com Rede”.

Nestas ações serão debatidas questões relacionadas com os jogos, a saúde e o bem-estar, bem como a segurança online e a prevenção dos riscos.

O seu público-alvo será constituído por alunos do 8.º ano de escolaridade.

Esta iniciativa, promovida pela Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT/DICAD), conta com a colaboração da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção-Geral da Educação (DGE/ERTE), parceira do Serviço Educativo da Lisboa Games Week.

As sessões realizar-se-ão no Auditório LoadingZone, Pavilhão 1 da Feira Internacional de Lisboa (FIL).

Nov 21

VISITA DE ESTUDO AOS LOCAIS DE CULTO EM LISBOA

Veja o documento com a notícia aqui

Nov 21

Contratação de Escola 2019-2020

Lista Ordenada Final

Horário n.º 32 – Grupo de Recrutamento 520 – Biologia e Geologia

Para consulta do documento, clique aqui

Nov 21

Dia Internacional da Filosofia

Mensagem de Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional da Filosofia

21 de novembro de 2019

“A Filosofia nasceu do nosso assombro pelo mundo e pela nossa existência”. Existem várias definições de filosofia, mas a de Arthur Schopenhauer, na sua obra-prima O Mundo como Vontade e Representação,é talvez uma das mais brilhantes.

A filosofia consistiria assim numa busca perpétua do questionamento que, em vez de ver o mundo como uma certeza, o vê antes como uma interrogação. Através do seu gosto por paradoxos, do seu constante questionamento dos preconceitos, a filosofia é um convite para pensar o mundo em toda a sua riqueza e complexidade.

Esta habilidade para o assombro remonta a uma tradição milenar, que surgiu há mais de 3 mil anos na China, no Médio Oriente e na Grécia Antiga; mas, apesar do seu caráter ancestral, o questionamento filosófico em nada perdeu a sua atualidade.

Num momento em que o extremismo e a rapidez das grandes transformações do mundo por vezes nos confundem, a filosofia é extremamente útil. Permite-nos distanciarmo-nos e, simultaneamente, e vermos mais além, observarmos o horizonte sem perdermos de vista o presente.

A revolução da inteligência artificial, em particular, é um terreno propício ao questionamento filosófico. Como conciliar tecnologia e humanidade? Como garantir uma ética da ciência? Estes questionamentos, tradicionais no domínio da filosofia ética ou científica, estão a encontrar um novo eco neste início do século XXI.

A filosofia é uma ferramenta valiosa para refletirmos sobre a mudança; é também uma abordagem que promove o diálogo e a tolerância. Ler as obras de Chuang-Tzu, o pai do Taoismo, Nagarjuna, o virtuoso dialético do Budismo, Avicena, o médico e filósofo, Moisés Maimónides, o filósofo Talmudista, ou Hannah Arendt e Simone Weil, é tomar consciência da universalidade dos seus questionamentos e envolver-se num exercício propício à abertura, à tolerância e in fine à paz entre os povos.

Por todos estes motivos, a UNESCO sempre alentou a filosofia. A UNESCO é uma instituição que põe em prática um projeto filosófico – a filosofia dos direitos humanos que foi a de Emmanuel Kant ou de Bernadin de Saint-Pierre. De certa forma, pode dizer-se que a UNESCO, cujo mandato reflete a vocação universal da filosofia, é ela própria uma filosofia.

Neste Dia Mundial da Filosofia, a UNESCO convida-vos também a experimentar este assombro pelo mundo e pelo ambiente, a desmascarar os dogmas e os preconceitos, em suma, a descobrir a universalidade da condição humana.

Nov 20

Contratação de Escola 2019-2020

Aviso de Abertura de Concurso

Horários n.º 42 – Grupo de Recrutamento 550 – Informática

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Nov 20

Contratação de Escola 2019-2020

Aviso de Abertura de Concurso

Horários n.º 39, 40 e 41 – Grupo de Recrutamento 550 – Informática

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Nov 20

Teatro debate

No dia 19 de novembro, decorreu na Escola Básica e Secundária de Gama Barros uma peça de teatro debate sobre bullying, denominada Macacos e Pombos, com o apoio do IPDJ.

Estiveram presentes os alunos de duas turmas do 8.º ano de escolaridade, acompanhados pelas suas professoras Maria Alexandra de Ciência Naturais e Maria João de Físico-Química. Mais uma vez se verificou um grande interesse da generalidade dos alunos desta faixa etária pelo teatro debate. Este tipo de teatro permite a sua participação em debates sobre comportamentos, entre pares, de forma organizada. São de salientar os alunos que conseguem ir ao palco, para intervirem lá, como se fossem autênticos atores, marcando uma presença notável e deixando todos os presentes admirados.

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Nov 20

Quarenta Mil Quilovátios

Quarenta Mil Quilovátios é a nova produção do Teatromosca e da MUSGO que estreou no Auditório Municipal António Silva, no dia 7 de novembro. Inspirada em factos reais, esta dramatização propõe uma reflexão sobre aspetos comportamentais da adolescência, aliados às condições de vida nos subúrbios.

Mas, o que são “Quarenta Mil Quilovátios”?

Dizem os autores que é o valor correspondente à tensão dos cabos elétricos que alimentam carruagens ferroviárias.

Porém, eis a verdadeira questão: Quilovátio ou Quilowatt? Tensão ou potência?

Conhecem James Watt? Não? Então, vamos pesquisar.

Nasceu em 1736 e foi um matemático e engenheiro britânico. Foi o inventor do motor a vapor e emergiu na comunidade científica com o “poder” de potência.  A potência é uma grandeza física que, no Sistema Internacional de Unidades, se exprime em watt ou num dos seus múltiplos, o quilowatt.

Conclusão: Vamos todos ver a peça “Quarenta Mil Quilovátios”, mas façamos uma homenagem justa a James Watt afirmando que a unidade de potência é o watt e não o vátio.

Alunos de Química da Turma 12.º CT2