«

»

Nov 29

Palestra – A Calçada Portuguesa

“Amanhã renascerei por ti ó pedra

E depois de amanhã caminharei

Nas tuas asas”

Ernesto Matos

Realizou-se, no passado dia 16 de novembro, na sede do Agrupamento de Escolas D. Maria II, uma palestra subordinada ao tema “Calçada Portuguesa”, da responsabilidade do designer escritor e poeta, Ernesto Matos, técnico superior da Câmara Municipal de Lisboa.

O evento, que foi preparado pelo Grupo de Artes Visuais no âmbito da disciplina de Educação Visual, alargou-se, posteriormente, ao ensino secundário artístico, pelo que estiveram presentes várias turmas com os respetivos professores de artes.

Na palestra foi feita uma excelente abordagem, com recurso a um variado leque de imagens e de textos, sobre a evolução histórica da Calçada Portuguesa, as temáticas gráfico- plásticas aplicadas, as matérias empregues, nomeadamente o calcário branco e negro, as origens e a expansão deste nosso património artístico no mundo.

Salienta-se a forma dedicada e esclarecida, com que o nosso convidado falou da Calçada Portuguesa. Revelou-se, por isso, uma mais-valia para a escola, esclarecedora e enriquecedora, tanto para alunos quanto para os professores, sob o ponto de vista do valor artístico e patrimonial que a calçada Portuguesa representa. Igualmente deve ser referida a dinâmica que impôs na capacidade de cativar o interesse dos alunos, levando-os a uma participação ativa ao longo de toda a palestra.

Assim, os professores envolvidos na atividade manifestam o seu sincero agradecimento ao seu convidado, pela sua disponibilidade e colaboração.

Pelo Grupo de Artes Visuais