«

»

Nov 29

Visita de estudo aos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém (BVAC)

Sempre de portas abertas à comunidade, a Associação de Bombeiros Voluntários de Agualva- Cacém, recebeu nas suas instalações, no passado dia 22 de novembro, 20 alunos do 1.º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde. Fomos amavelmente recebidos pelos Bombeiros Joel Gomes, Marco Silva e João Mota que nos deram a conhecer um pouco da vida de bombeiro, o que fazem e como o fazem.


Foi possível aos alunos formandos conhecerem os veículos utilizados no combate a incêndios e nas emergências médicas, os diferentes tipos de equipamentos de apoio para cada situação, entender um pouco da organização interna do quartel (fomos até recebidos no gabinete  do Sr. Comandante ) e ainda debater os perigos potenciais que nos rodeiam todos os dias e sobre a forma de proceder perante uma situação real de urgência (foram dadas algumas  noções básicas de suporte básico de vida).

Foi ainda possível a visita a algumas áreas e instalações no Quartel, como as camaratas, a central (onde recebem as chamadas de emergências médicas e não só), a cozinha, os balneários (onde conhecemos os tipos de fardas que utilizam em caso de incêndios florestais ou urbanos) e um pequeno museu.

Ser bombeiro não se resume simplesmente a possuir um treino adequado para combater incêndios, resgatar pessoas em situações de perigo ou socorre-las em situações de doença, e salvar bens materiais. Estaríamos a ser redutores, como se narrássemos apenas metade de um filme de cinema.

Ser bombeiro “é uma forma de vida, é trabalhar por gosto, por amor, para os outros”.