Projeto eTwinning da EBSGB candidato à Competição: “A Europa na Escola”

Chegados ao final do 2.º período letivo, é tempo de divulgar o projeto eTwinning: ”Be smart, be part”, iniciado em outubro de 2020 na Escola Básica e Secundária de Gama Barros, com a participação dos alunos das turmas CT2, LH1 e AV1 do 11.º ano de escolaridade e da 3.ª turma do 8.º ano de escolaridade, que tem sido  desenvolvido em excelente ritmo, apesar dos constrangimentos provocados pela pandemia. Este projeto integra-se no currículo das disciplinas de Inglês, Biologia e Geologia e em domínios de Cidadania e Desenvolvimento e é dinamizado pelas professoras Lina Pereira, Marlene Serras e Sandra Lobo, em parceria com escolas da Alemanha, Espanha, Holanda e Polónia. Participa também na 68.ª Competição: ”A Europa na Escola”, uma das competições europeias mais antigas dinamizada pela Alemanha.

O tema a concurso visa desenvolver competências comunicativas e digitais, assim como  uma cidadania democrática e responsável sobre a importância das smart cities e da sustentabilidade. Neste contexto, os alunos realizaram com sucesso atividades colaborativas diversificadas com os seus pares europeus, no âmbito das componentes essenciais para uma cidade inteligente e sustentável e idealizaram o seu Centro Cívico Internacional, com enfoque na inclusão e na melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos. Também trocaram ideias e boas práticas para a sustentabilidade das suas escolas e experimentaram ferramentas digitais e pedagógicas, que enriquecem o seu trabalho colaborativo, como o quizizz, kahoot, padlet e learning apps, entre outras.

O concurso de logótipos, dinamizado pelas professoras do projeto, com a colaboração especial da professora Celeste Duarte, incentivou mais uma vez a criatividade de todos os intervenientes, tendo os alunos da turma AV1 do 11.º ano de escolaridade arrecadado os 1.º, 2.º e 3.º prémios no referido concurso. O logótipo vencedor, criado pela aluna Sara Ferreira do 10.º AV1, foi escolhido para representar o nosso Projeto eTwinning.

Um grupo de alunos da turma CT2 do 11.º ano de escolaridade recorreu ao Minecraft para criar, em parceria com os seus pares europeus, modelos de smart cities, onde não faltam edifícios inteligentes, painéis solares, energias renováveis e  infraestruturas amigas do ambiente.

Entre outras atividades, salientamos ainda a videoconferência, entre alunos do 11.º LH1 e da Holanda, que decorreu na aula de Inglês, no dia 19 de janeiro de 2021, com recurso à plataforma Microsoft Teams.

Aguardamos, por isso, com expetativa o resultado da Candidatura à Competição: “A Europa na Escola” e, posteriormente, ao Selo Nacional de Qualidade eTwinning.

Agradecemos mais uma vez a todos os alunos participantes, que estão de parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido.

Podem obter mais informações através do link público de acesso ao twinspace do projeto aqui

A Coordenadora e Mentora do Projeto eTwinning do Agrupamento

Lina Pereira

Minecraft-smart-cities-Poland

Picture 7 of 7