«

»

Abr 06

Um dia em Castelo de Vide

Os alunos do 1.º ano do Curso Profissional de Técnico de Turismo (PTT) e os alunos do 10.º ano de Artes Visuais, acompanhados pelos professores da Escola Básica e Secundária de Gama Barros, Ana Colaço, Jorge Ramos, Elsa Barreto, António Silvano e Pedro Vidal, foram até ao distrito de Portalegre conhecer a vila de Castelo de Vide.

Castelo de Vide é uma vila portuguesa no distrito de Portalegre, na região do Alentejo e sub-região do Alto Alentejo com cerca de 2 300 habitantes.

O carácter romântico da vila de Castelo de Vide, associado aos seus jardins, abundância de vegetação, clima ameno e proximidade da serra de São Mamede, tornou-a conhecida por ‘’Sintra do Alentejo’’ (essa designação foi atribuída ao rei D. Pedro V). É uma vila muito agradável com pessoas muito simpáticas que estão habituadas a receber muitos turistas.

Iniciámos a viagem logo pela manhãzinha indo de autocarro numa viagem muito longa que durou cerca de 2 horas e 30 minutos. Assim que chegámos ao destino, duas alunas do 1.º ano do Curso Profissional de Técnico de Turismo explicaram a importância da vila salientando os diversos monumentos e os locais da interesse da vila, destacando-se o alto do seu Castelo e os bonitos panoramas, mas também a “Judiaria”, um dos exemplos mais importantes e bem preservados da presença judaica em Portugal, remontando ao século XIII, preservando-se aqui igualmente um dos maiores espólios de arquitetura civil do período gótico.

Na majestosa Praça D. Pedro V encontra-se a Igreja de São João Baptista, o Hospital, instalado na casa onde nasceu o estadista Mouzinho da Silveira,

Fomos conhecendo a a zona e, chegando ao castelo, observámos e desfrutámos a vista da vila. Com o calor que já se sentia aproveitámos o facto de no encontrar-mos na vila e visitámos um conhecido museu “Sinagoga”, um museu que foi muito importante para os judeus que habitavam e se refugiavam nos meados do séc. XIV. Na altura o museu servia como uma igreja.

A visita terminou ao pôr do sol.

Martim Rigueiro n.º 17 e João Filipe n.º 11 do 1.º PTT

Veja as fotos aqui

20190315_111250

Picture 1 of 16