Árvore de Natal Temática e Presépio – Os Povos da Terra
- Categories Notícias
- Date Dezembro 11, 2024

Na sequência do Projeto de Turma do 7.º 1.ª, foi planificado o Projeto Árvore de Natal Temática e Presépio – Os Povos da Terra, o qual integra os temas da Flexibilidade Curricular e da Cidadania e Desenvolvimento, a Interculturalidade, Educação Ambiental, Mundo do Trabalho e Saúde.
A exposição encontra-se no Laboratório de Física, no pavilhão D, e é resultado do trabalho colaborativo entre professores de Físico-Química. Colaboraram as professoras Filipa Silva, com as turmas do 9.º 3.ª e 9.º 4.ª; Isabel Domingues, com as turmas do 9.º 5.ª e 9.º 6.ª e a professora Angelina Fortes, com as turmas do 7.º 1.ª, 7.º 4.ª, 7.º 5.ª e 8.º 7.ª, com a participação da professora de Ciências Naturais, Ana Isabel Rebelo.
A Terra surge, pois os alunos do 7.º ano, na disciplina de Físico-Química, e, possivelmente, na disciplina de Ciências Naturais, estudam a constituição do nosso sistema planetário, o Sistema Solar, bem como as características dos planetas que o constituem, grupo onde se incluí a nossa casa planetária.
As indicações dadas aos alunos referiam-se em ter atenção em combinar os temas dos trabalhos com as suas origens ou com a dos seus antepassados, o que poderá contribuir para o conhecimento das suas histórias familiares, integradas na História da Humanidade.
A reutilização de materiais foi um imperativo necessário e presente, recordando a nossa obrigação de contribuir para a herança das próximas gerações, deixando-lhes uma Terra que permita uma qualidade de vida adequada.
Para os alunos da professora Angelina Fortes o ponto de partida foi a análise da letra e música de “Diáspora” dos Tribalistas (aqui).
Verifiquem a amostra de diversidade em tecidos e panos na exposição, os livros e loiças.
Reparem como a criatividade e o pensamento crítico estiveram presentes na elaboração das peças, que os alunos prepararam para a exposição.
A diversidade cultural é uma riqueza fundamental para a Humanidade!
Citando o documento do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória:
“Perante os outros e a diversidade do mundo, a mudança e a incerteza, importa criar condições de equilíbrio entre o conhecimento, a compreensão, a criatividade e o sentido crítico. Trata-se de formar pessoas autónomas e responsáveis e cidadãos ativos”.
“As humanidades hoje têm de ligar educação, cultura e ciência, saber e saber fazer”. “Daí considerarmos as aprendizagens como centro do processo educativo, a inclusão como exigência, a contribuição para o desenvolvimento sustentável como desafio, já que temos de criar condições de adaptabilidade e de estabilidade, visando valorizar o saber. E a compreensão da realidade obriga a uma referência comum de rigor e atenção às diferenças.”
As fotografias, gentilmente, e como é hábito há anos, tiradas e organizadas pelo professor Rui Correia, mostram uma parte do tudo o que foi planificado, criado e exposto!
Boa visita!
Angelina Fortes,
Grupo de Recrutamento 510








You may also like

“Padrinhos e Afilhados”

Dia Europeu do Desporto
