Cursos EFA- 25 de abril sempre!
- Categories Notícias
- Date Maio 3, 2024

Os formadores e formandos dos cursos EFA organizaram um conjunto de atividades comemorativas dos 50 anos do 25 de abril no Agrupamento de Escolas D. Maria II.
Realizou-se um ciclo de cinema com a apresentação e exibição dos filmes “Capitães de Abril”, da realizadora Maria de Medeiros e “Cartas da Guerra”, do realizador Ivo Ferreira, nos dias 6 e 14 de março, promovido pelo Curso G36. A organização e animação do evento (decoração do auditório, receção dos participantes e pausa para café no refeitório) foi da responsabilidade do Curso TIAT 4. Na primeira sessão do ciclo, foram distribuídos a todos os participantes cravos em papel que foram confecionados pela formanda Ana Catarina Gonçalves, do Curso TIAT 4, a professora Isabel Ribeiro recitou um poema da autoria de Sofia de Mello Breyner e no final cantou-se Grândola, Vila Morena . Na segunda sessão o formando Rodrigo Barros, do Curso G37, recitou um poema de sua autoria sobre o significado do 25 de abril para um jovem adulto que já nasceu no final da década de 90.



Até final do ano letivo, estará patente à comunidade escolar uma exposição, no pavilhão E da Escola Secundária de Gama Barros, com vários núcleos expositivos: galeria de poemas, painel cronológico sobre o dia 25 de abril, conjunto de murais pós-revolução, alguns aspetos do Estado Novo (cartazes elaborados pelos formandos), o pós 25 de abril (cartazes elaborados pelos formandos), fotos de alguns militares da Revolução (mini cartazes elaborados pelas formandas do Curso TIAT 4), cartazes sobre os filmes que integraram o ciclo de cinema produzidos pelos formandos e o cartaz muito original de divulgação destas comemorações concebido e elaborado pelo formando Kelvin Pereira, do Grupo G37.









No dia 22 de abril, as formandas do Curso de TIAT realizaram uma declamação de poemas, previamente selecionados e ensaiados, percorrendo as salas de aula onde funcionam os outros cursos do ensino noturno.
Agradecemos a todos os formandos e formadores a entusiástica participação nas atividades e congratulamos todos os formandos diretamente envolvidos na preparação e concretização dos eventos pelo forte empenho e qualidade do trabalho desenvolvido. A cidadania constrói-se todos os dias e este conjunto de atividades serviu para que os formandos reforçassem a consciência de que a liberdade é um direito que temos de defender porque está permanentemente sob ameaça, tanto a nível individual como coletivo. Vivemos um tempo de grande instabilidade, onde os mais elementares direitos são constantemente violados e a passividade dos cidadãos é a melhor aliada do ressurgimento de movimentos antidemocráticos, é preciso estar muito atento.
Citando um excerto do poema As Mãos de Manuel Alegre (O Canto e as Armas,1997):
“De mãos é cada flor, cada cidade.
Ninguém pode vencer estas espadas:
Nas tuas mãos começa a liberdade.”
Um agradecimento especial:
À Direção do Agrupamento, na pessoa da Diretora Maria João Faria e do Professor Luís Cordeiro;
Ao professor Rui Correia, nosso credenciado fotógrafo.
À assistente operacional, D. Sílvia Teixeira, pela sua colaboração na concretização da pausa para o café, no espaço do bar da escola.
Os professores dinamizadores
Celeste Gomes, Isabel Ribeiro, José Gama, Rita Carreira
You may also like
Cidadania ativa no Cabo da Roca
Reutilizar sacos de ração seca
