↑ Voltar a Escola

Documentos

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

CartazDOCUMENTAÇÃO

- Regulamento

- Calendarização

- Súmula

- Anexo

- Coordenador Local – Horário/Local de atendimento

- Período para o desenvolvimento de atividades de divulgação e debate acerca das propostas

- Propostas para o Orçamento Participativo da ESGB

Ata das eleições para o Orçamento Participativo

Para ver o vídeo sobre o Orçamento Participativo das Escolas, clique aqui

Materiais disponíveis

- Uma página de Facebook, com linguagem adequada aos estudantes e conteúdos que visam estimular a participação. Para aceder, clique aqui

- Uma conta de Whatsapp, para que os alunos possam enviar as suas perguntas e dúvidas. N.º: 910106937

- Um sítio na internet, que foi melhorado e que deve ser agora consultado por todos: alunos, pessoal docente e não docente, encarregados de educação, etc. Para aceder, clique aqui

 PROJETO EDUCATIVO

A missão fundamental das escolas do agrupamento é a de, em colaboração com as famílias e com a comunidade, formar cidadãos esclarecidos, conscientes dos seus direitos e deveres, dotados de espírito crítico e com capacidade de intervir nas mais diversas vertentes da sociedade. Deste modo, num clima de respeito por si e pelo outro, pretende-se que o aluno desenvolva competências adequadas para enfrentar com sucesso o prosseguimento dos estudos e a vida profissional. É precisamente neste contexto que o princípio orientador que preside à elaboração do atual PEA de Escolas D. Maria II, Sintra é o da promoção de uma cultura vocacionada para a cidadania, para o sucesso e para a inclusão.

Para visualizar o Projeto Educativo de Agrupamento, para o Triénio 2016/2017 a 2018/2019, clique aqui.

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

O Plano Anual de Atividades (PAA) do Agrupamento é um instrumento de organização e gestão, que contextualiza as diversas atividades a desenvolver ao longo do ano letivo 2016/2017, com os objetivos pedagógicos e os orçamentos previstos. Elaborado de acordo com os objetivos definidos no Projeto Educativo do Agrupamento, pretende ser um auxiliar de ação, quer nas formas de organização das atividades, quer na sua programação. É, portanto, um documento agregador da atividade desenvolvida pelo Agrupamento, que pretendemos que seja executado com qualidade em momentos chave, para que, numa cultura de diálogo no Agrupamento e deste com a comunidade, enriqueça a cultura e os saberes escolares e contribua para a efetiva concretização das metas definidas no Projeto Educativo do Agrupamento.

Para visualizar o Plano Anual de Atividades 2016/2017, clique aqui.

REGULAMENTO INTERNO

A Escola, instrumento da comunidade na qual se instituiu, tem necessidade de que todos quantos nela trabalham colaborem empenhadamente na consecução dos objetivos inerentes ao processo educativo. Nesse sentido, torna-se indispensável a regulamentação da vida escolar. Assim sendo, pretende este Regulamento Interno assegurar e prosseguir com a democraticidade característica deste estabelecimento de ensino, garantindo a participação de todos os intervenientes no processo educativo, bem como a sua efetiva representatividade nos órgãos de administração e gestão da escola. Para tal, será necessário implicar todos os membros da comunidade e garantir que o carácter pedagógico e científico, que deve reger qualquer instituição educativa, seja transparente e adequado ao contexto sócio-económico do meio em que a Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de Gama Barros está inserida.

Mais do que um documento regulador este Regulamento Interno pretende estabelecer regras de convivência e cooperação entre todos os elementos pertencentes, direta ou indiretamente, a esta comunidade.

Regulamento Interno (download)