Dez 09

Procedimento Concursal Comum de Recrutamento

Lista Unitária de Ordenação Final Homologada

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Dez 09

Dia Internacional do Voluntariado

O Dia Internacional do Voluntariado é uma efeméride estabelecida, em dezembro de 1985, pelas Nações Unidas, sendo celebrado no dia 5 de dezembro, tendo por objetivo incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo mundo.

O tema foco para este ano é Volunteer for an inclusive future, com destaque para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 10, com o objetivo de, através do voluntariado, reduzir as desigualdades, empoderar e promover a inclusão social, económica e política de todos, independentemente da idade, género, incapacidade, etnia, religião, condição económica ou outra e ainda garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades.

Em Portugal, o voluntariado tem vindo a aumentar, tanto ao nível das organizações que o promovem, como a nível do número de voluntários existentes. Este número em Portugal é reduzido, se comparado à média europeia.

O voluntariado é um ato de cidadania que se traduz num conjunto de ações de interesse social e comunitário realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade. 

A sociedade enfrenta atualmente novos desafios, decorrentes de uma globalização e desenvolvimento tecnológico em aceleração, tendo a escola de preparar os alunos para serem cidadãos ativos e participativos. É, pois, necessário aumentar a consciência da importância de aprender a viver em comum, consciencializando-os para a responsabilidade de cuidar do planeta, denunciar situações de injustiça e falta de respeito pelos direitos humanos, incentivando e trabalhando para fortalecer as comunidades.

A Educação para o Voluntariado insere-se como um dos 17 domínios previstos na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) e pretende que as crianças e jovens sejam, de forma precoce, constante e progressiva, chamados a desenvolver atitudes de cidadania em prol do outro, o que implica, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, a necessidade de conhecimentos, de capacidades fundamentais e de atitudes e valores que apoiem escolhas criteriosas e informadas e promotores do bem-estar, no presente e no futuro.

Deste modo, a DGE comemora o Dia Internacional do Voluntariado com o lançamento de um folheto de informação sobre o Voluntariado.

Pode consultar o folheto aqui

Dez 09

Plano Estratégico do Agrupamento Contra as Alterações Climáticas

Estamos a elaborar o Plano Estratégico do Agrupamento Contra as Alterações Climáticas 2020 e 2021, com a colaboração dos membros da Comunidade Educativa. 

A finalidade é contribuir para a inversão da situação de Emergência Climática (EC), com Ações/Medidas eficazes, com a participação da Comunidade Educativa, no âmbito da responsabilidade social do Agrupamento.
Necessitamos de sugestões de Ações/Medidas de todos os membros da Comunidade Educativa, sobretudo de Ações/Medidas com Encarregados de Educação e familiares de alunos.

Envie as suas sugestões para eclimatica@gmail.com

Participe!   

Dez 07

Sintra com Museus Municipais gratuitos

Os Museus Municipais de Sintra já têm entrada gratuita para todos os visitantes. A iniciativa insere-se nas comemorações dos 25 anos da classificação de Sintra como Património Mundial na categoria de Paisagem Cultural, pela UNESCO.

Sintra dispõe de seis museus municipais que têm, desde dia 1 de dezembro, livre acesso. A Casa-Museu Leal da Câmara, o Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas, o Museu Anjos Teixeira, MU.SA – Museu das Artes de Sintra, o Museu Ferreira de Castro e o Museu de História Natural de Sintra, são os museus que poderá visitar gratuitamente até ao final das celebrações.

Pode conhecer os Museus Municipais de Sintra aqui

E as suas localizações aqui

Aproveite os passeios com visitas a estes museus organizados pelo Projeto Passeios Culturais do Agrupamento D. Maria II, com possível colaboração da União das Freguesias do Cacém e São Marcos.

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Dez 05

Contratação de Escola 2019-2020

Lista Ordenada Final

Horário n.º 38 – Grupo de Recrutamento 420 – Geografia

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Dez 03

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência – 3 de dezembro

Mensagem de Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que hoje se celebra

Neste Dia Internacional, unimo-nos para promover o direito à igualdade e a participação efetiva das pessoas com deficiência na vida das nossas sociedades.

Hoje, mais de um bilião de pessoas, ou seja, aproximadamente 15% da população mundial, vive com alguma forma de deficiência. Muitas são ainda vítimas de múltiplas formas de discriminação, marginalização, incluindo de violência e opressão.

Devido à persistência de certos preconceitos, as desigualdades perduram, nomeadamente no mercado de trabalho. Por este motivo, a taxa de emprego dos homens (53%) e das mulheres com deficiência (20%) é inferior à taxa de emprego dos homens (65%) e das mulheres sem deficiência (30%). Assim, as pessoas com deficiência têm mais probabilidade de enfrentar situações de pobreza, embora, por vezes, tenham de assumir despesas de saúde elevadas. As crianças com deficiência também são vítimas de desigualdade, fazendo com que não possam, muitas vezes, seguir um percurso escolar adequado.

Contudo, ano após ano, despertam as consciências e evoluem as mentalidades, fruto do trabalho admirável das associações, cujos esforços são incansáveis e devem ser apoiados e encorajados.

É também fruto da mobilização da comunidade internacional, nomeadamente através da adoção, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, a 13 de dezembro de 2006 que, no seu preâmbulo reafirma “a universalidade, indivisibilidade, interdependência e correlação de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais e a necessidade de garantir às pessoas com deficiências o seu pleno gozo sem serem alvo de discriminação”. Esta ambição deve ser a nossa bússola.

O tema escolhido para este ano destaca o papel das pessoas com deficiência e reflete o compromisso que está no cerne da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável de “não deixar ninguém para trás”. Contudo, este objetivo só cumprirá o seu pleno significado se mobilizar iniciativas de um vasto número de parceiros. A UNESCO assume o papel que lhe cabe neste compromisso.

O Fórum Internacional sobre Inclusão e Equidade na Educação, realizado pela UNESCO na Colômbia, em setembro de 2019, destacou a necessidade da construção de sistemas de educação mais inclusivos, e o papel da educação no combate ao preconceito e à discriminação.

Neste sentido, a UNESCO põe a sua experiência ao serviço dos Estados-Membros e reforça as suas capacidades com vista à integração das problemáticas relativas às pessoas com deficiência nas suas políticas educativas nacionais, influenciando a formação de professores ou desenvolvendo linhas orientadoras e ferramentas específicas. A nossa Organização acelera ainda a partilha de dados e de boas práticas para uma educação inclusiva, com vista a facilitar a cooperação e a emulação entre os Estados Membros.

A UNESCO não só envida esforços no domínio da educação, como também no domínio da cultura. É este o sentido da nossa ação para garantirmos um melhor acesso, por pessoas com deficiências, à riqueza do património mundial, através, por exemplo, da digitalização de documentos.

É nosso dever construir e alargar a participação das pessoas com deficiência; Consegui-lo, só depende de nós.

Mais informações aqui


Dez 03

Dia Mundial de Luta contra a Sida – 1 de dezembro

Mensagem de Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial de Luta contra a Sida

1 de dezembro de 2019

Por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra a SIDA, a UNESCO, em estreita cooperação com os seus parceiros e com a ONUSIDA, gostaria de sublinhar o quanto a luta contra a SIDA permanece premente.

Nos últimos anos, foram realizados progressos consideráveis. Com efeito, os dados mais recentes da ONUSIDA, relativos a 2018, apresentaram um declínio de cerca de 16% na contração de novas infeções desde 2010 e de mais de 56% nas mortes ligadas à SIDA desde 2004, o ano mais dramático neste domínio.

Estes resultados são fruto de uma ampla mobilização da comunidade internacional e de milhões de cidadãos em todo o mundo.

São também fruto da mobilização das numerosas redes de entreajuda e das comunidades como associações juvenis, sindicatos de professores, grupos de pais, professores, círculos familiares e de amigos, líderes religiosos e comunidades locais. Todas estas comunidades e todas as pessoas que vivem com o VIH ou são afetadas pelo vírus desempenham um papel fulcral, cada uma à sua escala.

Graças aos esforços conjuntos, foi possível ajudar mais de 23 milhões de pessoas, em todo o mundo, a terem acesso ao tratamento do VIH em 2018.

É este papel muito pouco conhecido do grande público que o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA destaca este ano; é um merecido reconhecimento das mulheres e dos homens que disponibilizam o seu tempo livre para lutar contra o VIH, levando a cabo ações pedagógicas ou de apoio terapêutico, quando necessário, ou para ver reconhecido  o direito de todas as pessoas que vivem com o VIH de irem à escola ou de trabalharem.

Uma luta eficaz contra a SIDA pressupõe uma estreita cooperação com estes atores de primeira linha. É por este motivo que a UNESCO trabalha tanto para apoiar e acompanhar a ação dessas comunidades no terreno, nomeadamente no domínio-chave da educação. Pois a luta contra a SIDA não se reduz a uma luta terapêutica e científica, é também uma questão crucial de educação.

O programa emblemático da UNESCO “Os nossos direitos, as nossas vidas, o nosso futuro” também conhecido pela sua sigla inglesa “O3” é uma iniciativa fundamental neste domínio. A nossa Organização desenvolve atualmente uma ação concreta em 31 países da África Subsariana para promover o acesso a uma educação completa em matéria de saúde reprodutiva para cerca de 20 milhões de jovens. Este programa ambiciona também alcançar cerca de 30 milhões de pessoas, seja através de atividades de envolvimento da comunidade ou através das redes sociais.

É com esse mesmo objetivo em mente que a UNESCO auxilia políticas educativas nacionais em todo o mundo, nomeadamente através da disponibilização aos Estados-Membros das Orientações técnicas internacionais sobre a educação sexual,que enfatizam os vários vínculos existentes entre a educação completa em matéria de saúde reprodutiva, a promoção da igualdade de género e saúde e a educação para a saúde e o bem-estar.

É no dia-a-dia, de mãos dadas com os principais interessados e com os seus cuidadores, que devemos agir. Este é o objetivo do programa de Aprendizagem Positiva que a UNESCO está prestes a entregar aos jovens que vivem com VIH, para que este corresponda o mais possível às suas necessidades e expetativas.

Fornecer às pessoas com VIH os meios para agirem é uma das formas de ajudá-las a viver uma vida plena nas melhores condições de saúde possíveis.

Mais informações aqui

Dez 03

Agrupamento D. Maria II distinguido com o Selo Europeu para as Línguas 2019

O nosso Agrupamento está novamente de parabéns! A Agência Nacional Erasmus + Educação e Formação atribuiu o Selo Europeu para as Línguas ao Projeto: “A trip to our cultural heritage”, dinamizado pela professora Lina Pereira.  Foram  5 as  Instituições distinguidas com este Selo, que premeia as iniciativas inovadoras na Área de Ensino/Aprendizagem das Línguas e o Agrupamento D. Maria II recebe o prémio pela 3.ª vez.

A Cerimónia de Entrega de Prémios terá lugar no dia 10 de dezembro, pelas 10 horas, na Universidade de Évora. Obrigada ao Diretor do Agrupamento, Professor António Gouveia, que sempre nos apoiou nestas iniciativas e a todos os alunos e professores que participaram no projeto.

Dez 02

Visita ao Templo da Poesia

Na manhã do dia 30 de outubro, a turma 6.º 7.ª, acompanhada da professora de Educação Musical Cecília Amaral e da professora de Inglês e Diretora de Turma Rosário Santos, realizou uma visita de estudo ao Templo da Poesia, em Oeiras. Os alunos participaram numa exposição interativa de instrumentos musicais contemporâneos, criados e desenvolvidos nos últimos vinte anos, por Victor Gama. Foi uma oportunidade única de os alunos experimentarem novas sonoridades, tocando instrumentos contemporâneos, e de conhecerem um processo de criação inédita, que junta tradição, design, música e tecnologia. Foi realmente uma experiência diferente, aquela que o 6.º 7.ª vivenciou, e houve alunos que revelaram uma criatividade que nem sempre é visível em sala de aula.

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Nov 30

Contratação de Escola 2019-2020

Aviso de Abertura de Concurso

Horário n.º 38 – Grupo de Recrutamento 420 – Geografia

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