Lista Ordenada Final
Horário n.º 13 – Grupo de Recrutamento: 290 – Educação Moral e Religiosa Católica
Para consulta do documento, clique aqui
Set 15
Lista Ordenada Final
Horário n.º 13 – Grupo de Recrutamento: 290 – Educação Moral e Religiosa Católica
Para consulta do documento, clique aqui
Set 01
Informação da UNESCO (links infra), relativa à celebração do Dia Internacional da Alfabetização que se celebra no próximo dia 8 de setembro e que este ano se irá focar no papel dos educadores e na mudança de pedagogias.
A recente crise Covid-19 tem sido uma clara recordação do fosso existente entre o discurso político e a realidade: uma lacuna que já existia na era pré-Covid-19 e que está a afetar negativamente a aprendizagem de jovens e adultos e que portanto tendem a enfrentar múltiplas desvantagens.
Ago 28
Informam-se os alunos de que a 2.ª Fase das provas e exames iniciar-se-ão no dia 1 de setembro.
Consultar calendários na pasta Provas e Exames 2020, aqui
Ago 03
As inscrições para os Exames Nacionais e Provas de Equivalência à Frequência, que decorrerão entre 4 e 10 de agosto, serão realizadas presencialmente nos Serviços Administrativos da Escola Sede, de acordo com o calendário afixado junto aos resultados da 1.ª fase.
Ago 01
Lista Unitária de Ordenação Final Homologada
Para consulta do documento, clique aqui
Jul 30
Jul 27
No 3.º período letivo propus como tarefa às turmas do 5.º ano de escolaridade a aprendizagem da peça para flauta, ritmos e voz: “Regresso à escola”. Escolhi esta canção porque o título era bastante sugestivo. Na canção, o tema era um regresso às aulas cheio de entusiasmo e era esse entusiasmo que eu queria transmitir aos alunos nesse regresso às aulas tão diferente. Além disso, uma vez que a música era para flauta, ritmos e voz, esta permitia que os alunos pudessem realizar um maior leque de atividades. A aprendizagem da canção foi feita por partes e demorou cerca de um mês até ficar pronta. Na primeira parte, os alunos aprenderam o ritmo, na segunda parte a melodia da flauta e só depois é que passaram à voz. Foram realizados vários melhoramentos até que as três partes da música fossem executadas de forma correta e conseguissem ser escutadas de forma audível com o instrumental da canção. Partilho aqui o trabalho de uma aluna que foi sempre muito persistente, realizou todos os melhoramentos que lhe propus e nunca desistiu. Agradeço a todos os alunos e Encarregados de Educação que colaboraram nesta tarefa e em todas as tarefas de Educação Musical que foram propostas, pois não foi nada fácil aprender a tocar e a cantar em aulas realizadas à distância. Apesar do regresso às aulas de Educação Musical para o próximo ano letivo ter limitações, uma coisa é certa, se existirem vontades não vamos deixar a música esmorecer na nossa vida e na nossa escola.
Veja o vídeo aqui
A professora de Educação Musical
Cecília Amaral
Jul 14
No 3.º período deste ano letivo, a turma do 10.º AV1 participou no Desafio de Quadras Populares, lançado pelo Museu da Marinha e subordinado ao tema “Marinha”.
Esta atividade, que foi proposta no âmbito da disciplina de Desenho A, teve o seu desenvolvimento colaborativo, nas aulas das disciplinas de Português e Inglês, com o apoio das respetivas professoras: Ana Paula Luz e Lina Pereira, sendo que, foi acrescentada, no final do ano letivo, ao Plano de Turma e à Área da Flexibilidade Curricular.
Parabéns aos alunos, por terem aderido a mais esta iniciativa e por saberem aproveitar os desafios propostos.
Leia as quadras aqui
A professora
Celeste Gonçalinho
Jul 14
No final do 2.º período letivo e no âmbito da flexibilidade curricular, as turmas do 6.º ano de escolaridade estudaram a peça de percussão corporal “A chuva”. Propus como tarefa, na disciplina de Educação Musical, a realização de um vídeo na última aula assíncrona do 3.º período, para a turma do 6.º 6.ª. Partilho o trabalho da aluna Sara Filipe, que realizou um vídeo bastante original, em que a partir de batimentos em quatro níveis corporais recriou o som de um dia de vento e de chuva. Este vídeo deve ser escutado com o máximo de silêncio exterior para se captarem as variações de intensidade.
Veja o vídeo aqui
A professora
Cecília Amaral
Made with by Graphene Themes.