Nov 20

Teatro debate

No dia 19 de novembro, decorreu na Escola Básica e Secundária de Gama Barros uma peça de teatro debate sobre bullying, denominada Macacos e Pombos, com o apoio do IPDJ.

Estiveram presentes os alunos de duas turmas do 8.º ano de escolaridade, acompanhados pelas suas professoras Maria Alexandra de Ciência Naturais e Maria João de Físico-Química. Mais uma vez se verificou um grande interesse da generalidade dos alunos desta faixa etária pelo teatro debate. Este tipo de teatro permite a sua participação em debates sobre comportamentos, entre pares, de forma organizada. São de salientar os alunos que conseguem ir ao palco, para intervirem lá, como se fossem autênticos atores, marcando uma presença notável e deixando todos os presentes admirados.

Teatro-Debate-1

Picture 1 of 8

Nov 20

Quarenta Mil Quilovátios

Quarenta Mil Quilovátios é a nova produção do Teatromosca e da MUSGO que estreou no Auditório Municipal António Silva, no dia 7 de novembro. Inspirada em factos reais, esta dramatização propõe uma reflexão sobre aspetos comportamentais da adolescência, aliados às condições de vida nos subúrbios.

Mas, o que são “Quarenta Mil Quilovátios”?

Dizem os autores que é o valor correspondente à tensão dos cabos elétricos que alimentam carruagens ferroviárias.

Porém, eis a verdadeira questão: Quilovátio ou Quilowatt? Tensão ou potência?

Conhecem James Watt? Não? Então, vamos pesquisar.

Nasceu em 1736 e foi um matemático e engenheiro britânico. Foi o inventor do motor a vapor e emergiu na comunidade científica com o “poder” de potência.  A potência é uma grandeza física que, no Sistema Internacional de Unidades, se exprime em watt ou num dos seus múltiplos, o quilowatt.

Conclusão: Vamos todos ver a peça “Quarenta Mil Quilovátios”, mas façamos uma homenagem justa a James Watt afirmando que a unidade de potência é o watt e não o vátio.

Alunos de Química da Turma 12.º CT2

Nov 20

Curso sobre Prevenção de Infeções e Resistência aos Antibióticos

Este curso destina-se a qualquer cidadão interessado em aprofundar o seu conhecimento sobre a prevenção de infeções e resistência aos antibióticos.

Pode fazer a sua inscrição, gratuita, aqui

Nov 18

Visita de Estudo à Fragata Corte-Real

No âmbito da Flexibilidade Curricular, da disciplina de Desenho A, e do Atelier de Artes, realizou-se, no passado dia 6 de novembro, uma visita de estudo ao NRP Corte-Real com os alunos das três turmas do Curso Cientifico-Humanístico de Artes Visuais. Acompanharam-nos, na visita, os professores Celeste Gonçalinho, Ana Paula Luz e António Silvano, respetivamente docentes que lecionam as disciplinas de Desenho A, Português e Geometria Descritiva.

O NRP Corte-Real é um navio de guerra dos mais importantes ao serviço da Marinha Portuguesa, tratando-se duma fragata que pertence à classe Vasco da Gama, e que visitámos na Base Naval do Alfeite.

A referida fragata com 3 200 toneladas de peso, 115 metros de comprimento, 14,2 metros de largura e velocidade de trinta e dois nós, 64 Km/h, encontra-se fortemente equipada e tecnicamente preparada para se defender em situações de ataque.

Das muitas e complexas missões que realiza podem destacar-se as de caráter humanitário de resgate de refugiados, de combate à pirataria, operações, que envolvem alto risco, mas que contribuem, decisivamente, para o bem da humanidade.

O navio Corte-Real é uma espécie de fortaleza deslizante sobre as águas dos mares e oceanos ao serviço de todos nós.

Todos os alunos participantes nesta visita de estudo estão de parabéns pelo comportamento exemplar que adotaram.

Saiba mais aqui

Fragata-1

Picture 1 of 11

Nov 16

Contratação de Escola 2019-2020

Aviso de Abertura de Concurso

Horário n.º 32 – Grupo de Recrutamento 520 – Biologia e Geologia

Para consulta do documento, clique aqui

Nov 15

Uma árvore pelo clima

Cientes de que as alterações climáticas constituem uma ameaça global, e exigem medidas ambientalmente responsáveis, os alunos do 10.º ano das turmas CT1 e CT2 plantaram uma árvore na Escola Básica e Secundária de Gama Barros, no dia 28 de outubro, pelas 15:30h e ajudaram a tornar a nossa escola mais verde. A árvore escolhida foi um loureiro, bem conhecido pelas suas propriedades aromáticas, medicinais e ornamentais. Participaram nesta iniciativa as professoras Lina Pereira, Coordenadora do Projeto eTwinning e do Clube Europeu, Marlene Serras, Diretora da Turma CT2 do 10.º ano e Cristina Feliciano, Coordenadora do Projeto Estufa, com a colaboração dos professores Manuel Sousa e António Ratão. Esta atividade insere-se também na iniciativa PlantED do Projeto Internacional Climate Action, no qual a nossa escola está a participar. O Projeto foi lançado em outubro de 2019, pelo 3.º ano consecutivo e é apoiado, entre outros, pela Fundação das Nações Unidas, National Geographic e BBC e patrocinado pela Dra. Jane Goodall, que apela à plantação de árvores, porque além de capturarem CO2, também ajudam o solo a capturar quantidades significativas de carbono, aliviando os efeitos das alterações climáticas.

Esta atividade foi muito bem acolhida pelos alunos e uma excelente oportunidade para estes participarem ativamente na tomada de decisões tão pertinentes no mundo atual. O Workshop dinamizado por uma representante da Associação Zero veio também complementar a necessidade de adoção de medidas de adaptação às alterações climáticas na família e comunidade.

Disponibilizamos o link para acesso a mais informações sobre o Climate Action Project e uma citação retirada desse mesmo projeto, aqui

“The best time to plant a tree was 20 years ago. The second best time is now.”

(Chinese Proverb)

Pelo-clima-1

Picture 1 of 10

Nov 15

A Maior Lição do Mundo

A Maior Lição do Mundo consiste numa oportunidade anual para apresentar ou relembrar aos alunos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), visando colocar as crianças e os jovens no centro do desenvolvimento, promovendo-se, deste modo, o seu envolvimento enquanto cidadãos. Desde o ano letivo de 2015/2016, têm sido muitos os alunos e os professores que, em todo o país e no mundo, têm estado envolvidos nesta iniciativa.

As escolas que adiram a esta iniciativa poderão aceder a toda informação, incluindo o Regulamento do Concurso, aqui

Nov 15

MOOC – Tecnologias para a Inclusão e Acessibilidade

O MOOC Tecnologias para a Inclusão e Acessibilidade está estruturado em cinco módulos nucleares e incide nas seguintes temáticas: Desenho Universal para a Aprendizagem – Acessibilidade Digital – Tecnologias e Produtos de Apoio – Software e Recursos Livres – Tecnologias Móveis e APPs.

Ao longo do curso, os participantes terão oportunidade de analisar a abordagem do Desenho Universal para a Aprendizagem, experimentar ferramentas TIC livres, produzir recursos educativos, partilhar ideias e atividades com os seus pares.
A conceção do curso foi orientada para os professores em geral, encontrando-se aberto à comunidade educativa.

Esta formação não está acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores, sendo que a sua conclusão permite a obtenção de um Certificado de Conclusão do Curso.

Pode ver o vídeo de apresentação do MOOC Tecnologias para a Inclusão e Acessibilidade aqui

Inscrições: até dia 17 de janeiro 2020. Pode fazer a sua inscrição aqui

Contacto para dúvidas: mooc-tia@min-educ.pt.

Nov 14

Contratação de Escola 2019-2020

Lista Ordenada Final

Horário n.º 31 – Grupo de Recrutamento 550 – Informática

Para consulta do documento, clique aqui

Nov 14

“Mauerfall” (Queda do Muro)

No passado dia 9 de novembro, fez 30 anos que o muro de Berlim foi derrubado, depois de 28 anos de existência (13 de Agosto de 1961 – 9 de novembro de 1989). A queda do Muro de Berlim abriu o caminho para a reunificação alemã.

Para recordar/comemorar esta data, a professora de Alemão do 11.º LH2, Filomena Ferreira, entrou em contacto com o Instituto Alemão de Lisboa, a fim de promover um workshop “Mauerfall” (Queda do muro). Esta atividade, realizada no dia 12 de novembro, na Escola Básica e Secundária de Gama Barros, tendo como oradora Helena Dawin, foi extremamente interessante e dinâmica. Houve apresentação de pequenos filmes, realização de jogos e interação em alemão. Todos os alunos se mostraram interessados e participativos em todas as atividades propostas.

Mauerfall-1

Picture 1 of 7