Nov 20

Quarenta Mil Quilovátios

Quarenta Mil Quilovátios é a nova produção do Teatromosca e da MUSGO que estreou no Auditório Municipal António Silva, no dia 7 de novembro. Inspirada em factos reais, esta dramatização propõe uma reflexão sobre aspetos comportamentais da adolescência, aliados às condições de vida nos subúrbios.

Mas, o que são “Quarenta Mil Quilovátios”?

Dizem os autores que é o valor correspondente à tensão dos cabos elétricos que alimentam carruagens ferroviárias.

Porém, eis a verdadeira questão: Quilovátio ou Quilowatt? Tensão ou potência?

Conhecem James Watt? Não? Então, vamos pesquisar.

Nasceu em 1736 e foi um matemático e engenheiro britânico. Foi o inventor do motor a vapor e emergiu na comunidade científica com o “poder” de potência.  A potência é uma grandeza física que, no Sistema Internacional de Unidades, se exprime em watt ou num dos seus múltiplos, o quilowatt.

Conclusão: Vamos todos ver a peça “Quarenta Mil Quilovátios”, mas façamos uma homenagem justa a James Watt afirmando que a unidade de potência é o watt e não o vátio.

Alunos de Química da Turma 12.º CT2

Nov 20

Curso sobre Prevenção de Infeções e Resistência aos Antibióticos

Este curso destina-se a qualquer cidadão interessado em aprofundar o seu conhecimento sobre a prevenção de infeções e resistência aos antibióticos.

Pode fazer a sua inscrição, gratuita, aqui

Nov 18

Visita de Estudo à Fragata Corte-Real

No âmbito da Flexibilidade Curricular, da disciplina de Desenho A, e do Atelier de Artes, realizou-se, no passado dia 6 de novembro, uma visita de estudo ao NRP Corte-Real com os alunos das três turmas do Curso Cientifico-Humanístico de Artes Visuais. Acompanharam-nos, na visita, os professores Celeste Gonçalinho, Ana Paula Luz e António Silvano, respetivamente docentes que lecionam as disciplinas de Desenho A, Português e Geometria Descritiva.

O NRP Corte-Real é um navio de guerra dos mais importantes ao serviço da Marinha Portuguesa, tratando-se duma fragata que pertence à classe Vasco da Gama, e que visitámos na Base Naval do Alfeite.

A referida fragata com 3 200 toneladas de peso, 115 metros de comprimento, 14,2 metros de largura e velocidade de trinta e dois nós, 64 Km/h, encontra-se fortemente equipada e tecnicamente preparada para se defender em situações de ataque.

Das muitas e complexas missões que realiza podem destacar-se as de caráter humanitário de resgate de refugiados, de combate à pirataria, operações, que envolvem alto risco, mas que contribuem, decisivamente, para o bem da humanidade.

O navio Corte-Real é uma espécie de fortaleza deslizante sobre as águas dos mares e oceanos ao serviço de todos nós.

Todos os alunos participantes nesta visita de estudo estão de parabéns pelo comportamento exemplar que adotaram.

Saiba mais aqui

Fragata-1

Picture 1 of 11

Nov 16

Contratação de Escola 2019-2020

Aviso de Abertura de Concurso

Horário n.º 32 – Grupo de Recrutamento 520 – Biologia e Geologia

Para consulta do documento, clique aqui

Nov 15

Uma árvore pelo clima

Cientes de que as alterações climáticas constituem uma ameaça global, e exigem medidas ambientalmente responsáveis, os alunos do 10.º ano das turmas CT1 e CT2 plantaram uma árvore na Escola Básica e Secundária de Gama Barros, no dia 28 de outubro, pelas 15:30h e ajudaram a tornar a nossa escola mais verde. A árvore escolhida foi um loureiro, bem conhecido pelas suas propriedades aromáticas, medicinais e ornamentais. Participaram nesta iniciativa as professoras Lina Pereira, Coordenadora do Projeto eTwinning e do Clube Europeu, Marlene Serras, Diretora da Turma CT2 do 10.º ano e Cristina Feliciano, Coordenadora do Projeto Estufa, com a colaboração dos professores Manuel Sousa e António Ratão. Esta atividade insere-se também na iniciativa PlantED do Projeto Internacional Climate Action, no qual a nossa escola está a participar. O Projeto foi lançado em outubro de 2019, pelo 3.º ano consecutivo e é apoiado, entre outros, pela Fundação das Nações Unidas, National Geographic e BBC e patrocinado pela Dra. Jane Goodall, que apela à plantação de árvores, porque além de capturarem CO2, também ajudam o solo a capturar quantidades significativas de carbono, aliviando os efeitos das alterações climáticas.

Esta atividade foi muito bem acolhida pelos alunos e uma excelente oportunidade para estes participarem ativamente na tomada de decisões tão pertinentes no mundo atual. O Workshop dinamizado por uma representante da Associação Zero veio também complementar a necessidade de adoção de medidas de adaptação às alterações climáticas na família e comunidade.

Disponibilizamos o link para acesso a mais informações sobre o Climate Action Project e uma citação retirada desse mesmo projeto, aqui

“The best time to plant a tree was 20 years ago. The second best time is now.”

(Chinese Proverb)

Pelo-clima-1

Picture 1 of 10

Nov 15

A Maior Lição do Mundo

A Maior Lição do Mundo consiste numa oportunidade anual para apresentar ou relembrar aos alunos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), visando colocar as crianças e os jovens no centro do desenvolvimento, promovendo-se, deste modo, o seu envolvimento enquanto cidadãos. Desde o ano letivo de 2015/2016, têm sido muitos os alunos e os professores que, em todo o país e no mundo, têm estado envolvidos nesta iniciativa.

As escolas que adiram a esta iniciativa poderão aceder a toda informação, incluindo o Regulamento do Concurso, aqui

Nov 15

MOOC – Tecnologias para a Inclusão e Acessibilidade

O MOOC Tecnologias para a Inclusão e Acessibilidade está estruturado em cinco módulos nucleares e incide nas seguintes temáticas: Desenho Universal para a Aprendizagem – Acessibilidade Digital – Tecnologias e Produtos de Apoio – Software e Recursos Livres – Tecnologias Móveis e APPs.

Ao longo do curso, os participantes terão oportunidade de analisar a abordagem do Desenho Universal para a Aprendizagem, experimentar ferramentas TIC livres, produzir recursos educativos, partilhar ideias e atividades com os seus pares.
A conceção do curso foi orientada para os professores em geral, encontrando-se aberto à comunidade educativa.

Esta formação não está acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores, sendo que a sua conclusão permite a obtenção de um Certificado de Conclusão do Curso.

Pode ver o vídeo de apresentação do MOOC Tecnologias para a Inclusão e Acessibilidade aqui

Inscrições: até dia 17 de janeiro 2020. Pode fazer a sua inscrição aqui

Contacto para dúvidas: mooc-tia@min-educ.pt.

Nov 14

Contratação de Escola 2019-2020

Lista Ordenada Final

Horário n.º 31 – Grupo de Recrutamento 550 – Informática

Para consulta do documento, clique aqui

Nov 14

“Mauerfall” (Queda do Muro)

No passado dia 9 de novembro, fez 30 anos que o muro de Berlim foi derrubado, depois de 28 anos de existência (13 de Agosto de 1961 – 9 de novembro de 1989). A queda do Muro de Berlim abriu o caminho para a reunificação alemã.

Para recordar/comemorar esta data, a professora de Alemão do 11.º LH2, Filomena Ferreira, entrou em contacto com o Instituto Alemão de Lisboa, a fim de promover um workshop “Mauerfall” (Queda do muro). Esta atividade, realizada no dia 12 de novembro, na Escola Básica e Secundária de Gama Barros, tendo como oradora Helena Dawin, foi extremamente interessante e dinâmica. Houve apresentação de pequenos filmes, realização de jogos e interação em alemão. Todos os alunos se mostraram interessados e participativos em todas as atividades propostas.

Mauerfall-1

Picture 1 of 7

Nov 14

Contratação de Escola 2019-2020

Aviso de Abertura de Concurso

Horários n.º 34, 35 e 36 – Grupo de Recrutamento 420 – Geografia

Para consulta do documento, clique aqui