“Dia Global da Dignidade”

A iniciativa “Dia Global da Dignidade” foi criada pelo Príncipe Herdeiro Haakon, da Noruega, pelo professor Pekka Himanen, da Finlândia, e pelo fundador da organização Operation Hope, o americano John Hope Bryant.

Aqui ficam os princípios da dignidade:

1. Todo o ser humano tem o direito a uma vida digna.

2. Uma vida digna significa poder ter a oportunidade de realizar o seu potencial como ser humano, que se baseia na condição de poder ter acesso a um nível humano e aceitável de cuidados de saúde, educação, rendimento e segurança.

3. Dignidade significa ter a liberdade de tomar decisões sobre a sua vida, e ter esse direito respeitado.
4. A dignidade deve ser o princípio básico de todas nossas ações.

5. A nossa dignidade é interdependente da dignidade dos outros.

No dia 21 de outubro decorreu a comemoração do “Dia Global da Dignidade”. O evento foi promovido pela Direção-Geral da Educação e pela Comunidade Global Shapers: uma rede de jovens que impulsionam o diálogo, a ação e a mudança. Com conhecimento de base, uma perspetiva global e ambição de mudar o mundo, os Shapers  enfrentam as questões mais urgentes do tempo atual. Todos os nossos jovens participantes, bem como a professora Fernanda Sousa e a assistente operacional, D. Cristina, tiveram oportunidade de colocar as suas questões, de darem as suas opiniões e de partilharem as suas experiências, no âmbito do tema “Dignidade”, conceito que deve ser levado à prática, e que nos deve unir, hoje e sempre!

Poderá ver algumas imagens do evento aqui