«

»

Mar 18

Programação & Robótica na Gama Barros

O nosso Agrupamento realizou entre 23 de janeiro e 12 março, a título experimental, algumas sessões de ensino/aprendizagem de Programação de Computadores com os alunos da turma 5.º 4.ª

Escolheu-se o software mBlock5, um software de programação por blocos concebido especificamente para o ensino de Ciências, Tecnologias, Engenharias, Artes e Matemáticas (STEAM na terminologia inglesa).

Este software está disponível na Internet e permite criar histórias, animações e  jogos. Permite também programar e controlar robots e placas controladoras de baixo custo como a  Arduino. A sua utilização é bastante intuitiva, possibilitando usar linguagem de programação gráfica ou escrita (neste caso, a linguagem Python).

O resultado desta experiência, realizada na sala C2 – Exploratório, onde cada metade da turma, alternadamente, deu os primeiros passos na Programação de Computadores, é o seguinte:

1 – Excelente recetividade ao tema.

2 – Empenho dos alunos, que em pequenos grupos tentaram superar os desafios colocados.

3 – Curiosidade por explorar outras vertentes da programação, para além das abordadas (integrar sons na animação, por exemplo).

Tendo em conta a necessidade de educar para o futuro, entende-se conveniente promover o ensino de Programação & Robótica aos alunos do Agrupamento, a iniciar na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Oportunamente serão desafiados professores e educadores para colaborarem neste processo.