«

»

Fev 03

Vírus de Wuhan

O número de infetados e de mortes por este coronavírus continua a aumentar.

Pode ver mais informações aqui

Os quatro aspetos do coronavírus que mais preocupam os cientistas são os seguintes:

1. Com que facilidade é transmitido?

Agora os cientistas afirmam que cada pessoa infetada pode transmitir o vírus para uma média que fica entre 1,4 e 2,5 indivíduos.

2. Qual é a fase de contágio?

Os cientistas alertam que os doentes podem transmitir o vírus inclusive antes de surgirem quaisquer sintomas, que incluem febre, falta de ar, tosse e dificuldade em respirar. O intervalo de tempo entre o contágio e o início dos sintomas (o chamado período de incubação) pode ser de um a 14 dias.

3. A que velocidade se propaga a doença?

A verdade é que, em poucos dias, o número de pessoas infetadas passou de centenas para milhares.

4. O vírus pode sofrer mutações?

Regra geral, qualquer tipo de vírus tende a sofrer mutações e a evoluir. Porém, tal pode significar cenários diferentes dependendo dos casos.

Pode ver mais informações aqui

A OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou o estado de emergência de saúde pública internacional, devido ao coronavírus com origem na região de Wuhan.

Pode ver mais informações aqui

Em conferência de imprensa, a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, admitiu que após a declaração, pela OMS, do estado de emergência de saúde pública internacional, o “nível de alerta de prontidão, obviamente, aumentou [assim como] a nossa necessidade de reforçar a capacidade de resposta dos serviços, com medidas de saúde pública, de tratar casos e depois encontrar contactos possíveis desses casos”.

Pode ver mais informações aqui