«

»

Jan 24

Vírus de Wuhan

A OMS (Organização Mundial de Saúde) não declarou ainda o estado de emergência internacional devido ao aparecimento do coronavírus, com origem na região de Wuhan, na China, apesar do número de mortes mundiais já ter aumentado.  

O ECDC (European Centre for Disease Prevention and Control) considera que existe uma probabilidade moderada de importação de casos nos países da União Europeia/Espaço Económico Europeu (UE/EEE). A probabilidade de transmissão secundária na EU/EEE é baixa, desde que sejam cumpridas as práticas de prevenção e controlo de infeção adequadas. 

A DGS (Direção-Geral de Saúde) acompanha a situação e reforça as recomendações previamente emitidas para os viajantes com destino para a cidade de Wuhan e ainda Beijing, Guangdong e Shanghai, na China:

• Seguir as recomendações das autoridades de saúde do país;

• Evitar contacto próximo com pessoas que sofram de infeções respiratórias agudas;

• Lavar frequentemente as mãos, especialmente após contacto direto com pessoas doentes;

• Evitar contacto com animais;

• Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o braço, nunca com as mãos; deitar o lenço de papel no lixo); 

• Lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir. 

Se os viajantes com estadia em Wuhan apresentarem sintomas sugestivos de doença respiratória, durante ou após a viagem, deverão procurar atendimento médico, informando-o sobre a sua história de viagem. Poderão ainda ligar 808 24 24 24 (SNS24) para esclarecimento de questões.

Pode ver mais informações aqui