«

»

Fev 11

VISITA DE ESTUDO A CASCAIS E A SINTRA

Museu do Mar, Marégrafo e Lagoa Azul

No passado dia 28 de janeiro, as turmas do 1.º e 2.º anos do Curso Profissional de Técnico de Turismo dirigiram-se a Cascais e a Sintra para visitarem o Museu do Mar, o Marégrafo e a Lagoa Azul.

Às nove e trinta minutos as turmas saíram da escola, em autocarro fretado, com destino a Cascais para visitarem o Museu do Mar e o Marégrafo no âmbito da disciplina de Geografia e de Área de Integração (1.º Ano). Esta visita foi organizada pela Professora Rosário Portugal que leciona ambas as disciplinas. Primeiramente, foram até ao museu do mar onde as turmas foram divididas em dois grupos para realizarem a visita guiada ao Marégrafo e ao Museu do Mar.

No Museu do Mar foi contada a história de Cascais e a sua ligação com o mar, a história de um rei português, D. Carlos, que era apaixonado pelo mar, e foram visitadas várias exposições onde se observaram animais marinhos do nosso mar, o problema do lixo nos Oceanos, fósseis marinhos, barcos e utensílios da comunidade piscatória de Cascais.

No Marégrafo, o guia explicou o que acontecia diariamente naquele local. Os registos, desde 1882, que eram feitos e o quanto eles eram importantes, mostrando alguns exemplos de registos em alturas que ocorreram maremotos e sublinhou que, na atualidade, é um instrumento importantíssimo para a medição da subida do nível médio das águas do mar, que está relacionada com a problemática das alterações climáticas. É o único em funcionamento em toda a Europa, pois os que existiam na Islândia e em França foram destruídos aquando da 2.ª Grande Guerra Mundial. O Marégrafo está localizado já em território marítimo e é devido a este que se conseguiu o “Datum Altimétrico”, pois estabelece-se os zero metros de altitude, representativo do nível médio das águas do mar.

Ao meio dia e meia as turmas saíram de Cascais em direção a Sintra para puderem visitar a Lagoa Azul. No local, os alunos fizeram a observação do espaço ficando a conhecer mais um ponto turístico em Sintra.

Notícia elaborada pela aluna Bianca, n.º 2 do 2.º PTT

Museu-do-Mar-2

Picture 2 of 8