Não compre, Adote!
- Categories Notícias
- Date Maio 2, 2025

No dia 24 de março, as professoras Filipa Silva e Sandra Lobo, no âmbito de Cidadania e Desenvolvimento e Flexibilidade Curricular (domínio Bem-Estar Animal), promoveram uma sessão sobre a adoção de animais de estimação para a 5.ª turma do 8.º ano.
A propósito da presença do Jonas, um cão adotado no Refúgio Animals Angels, os alunos foram sendo esclarecidos sobre o processo de adoção de um animal de estimação. Os alunos ficaram com a noção de que a presença de um animal de estimação, na vida diária, é muito satisfatória, que eles são uma fonte de amor, carinho e companhia, mas que é necessário promover o bem-estar do mesmo. Ter um animal implica responsabilidade e alguma despesa e só o devemos fazer, se tivermos condições para os manter com saúde e presença humana.
Devemos ter em consideração a personalidade do animal, que se adequa mais à nossa família e ter a consciência de que o período de vida dos animais é mais curto do que o nosso, o que implicará despesas num futuro relativamente próximo.
Existem animais de todas as cores, tamanhos, idades e vários tipos de personalidade, do mais enérgico ao mais calmo. Podemos adotar um animal com poucos meses de idade, mas teremos de passar pela fase de muita energia e aprendizagem de regras; podemos optar por um adulto, mas teremos de lhe dar tempo para criar rotinas e adaptar-se à nossa vida; também podemos adotar um animal sénior, fonte inesgotável de ternura e gratidão, mas temos de ter a consciência que, apesar de estarmos a proporcionar uma vida fantástica ao animal, ele poderá não estar muito tempo connosco.
No final da sessão, os alunos tiveram a oportunidade de conviver com o Jonas, o que lhes proporcionou momentos de muita alegria. O Jonas é um bom exemplo de uma adoção com sucesso, é um cão calmo, equilibrado, grato e que interage muito bem com outros animais e com pessoas.
Adotar um animal é receber um novo membro na família.
Não compre, adote!
Filipa Silva
Sandra Lobo







You may also like

“Padrinhos e Afilhados”

Dia Europeu do Desporto
