Ciclo Urbano da Água em Destaque
- Categories Notícias
- Date Dezembro 14, 2025

A estufa da escola transformou-se, durante vários dias, num espaço de descoberta com a exposição de roll-ups informativos dedicados ao “Ciclo Urbano da Água”. Produzidos pelos SMAS de Sintra, estes materiais deram a conhecer, de forma clara e envolvente, o percurso da água desde a captação até à chegada às nossas casas, bem como o complexo trabalho de tratamento nas ETA e ETAR, o papel fundamental da telegestão e a importância do laboratório na garantia da qualidade da água que consumimos.
Os alunos dos 2.º e 3.º ciclos visitaram a exposição e demonstraram grande interesse pelo tema, refletindo sobre a mensagem principal: a água é um recurso precioso e cabe a todos protegê-lo. Frases de alunos como “Sem água não há vida” ou “A água é o nosso ouro líquido”, mostram que a iniciativa cumpriu o seu propósito — incentivar a comunidade escolar a valorizar cada gota.
Com aprendizagens marcantes e uma participação entusiasta, esta exposição revelou o poder da educação ambiental para despertar consciências. A escola continuará a promover iniciativas, agradecendo sempre a disponibilidade de instituições ou empresas, como o SMAS, que aproximem os alunos dos desafios do mundo real e os motivem a participar ativamente em futuras atividades que façam a diferença.
Filipa Silva (Coordenadora do Programa Eco-Escolas)
Sandra Lobo (Coordenadora de Cidadania e Desenvolvimento)





You may also like
Palavras que unem, arte que inspira
