Formação para professores – Educação STEM e o seu papel na Literacia Científica
- Categories Notícias
- Date Julho 3, 2025

A professora Angelina Fortes participou na formação e realizou tarefas e atividades com os seus alunos das turmas 7.º 1.ª, 7.º 4.ª, 7.º 5.ª e 8.º 7.ª.
A formação foi orientada pelas Professoras Mónica Baptista, Iva Martins, Ana Rita Alves e Teresa Conceição.
Decorreu como Oficina de Formação, no âmbito do Projeto ICSE – International Centre for STEM Education – Factory, cuja referência é CCPFC/ACC-133655/25.
A professora Angelina Fortes contou com a participação de colaboradores internos e de colaborares externos, de acordo com a informação, que está registada no póster elaborado pela mesma para a III Feira da Ciência, integrada na III Conferência Nacional de Educação STEM, que decorreu no dia 28 de junho de 2025, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, localizado na Faculdade de Psicologia de Lisboa.
Do programa constaram três sessões plenárias, a saber:
- I – “Como é uma Educação STE(A)M de qualidade? Síndromes, mitos e outros enredos”; Digna Couso, Universidade Autónoma de Barcelona;
- II – Uma abordagem STEM na investigação e monitorização do Ambiente Aquático: transição para uma química mais verde, Carlos Monteiro, Instituto Superior Técnico;
- III – Oportunidades e desafios da Inteligência Artificial e dos novos dispositivos tecnológicos, Pedro Mendes Jorge, Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.
Decorreram, também, Sessões Paralelas com temáticas diversificadas. A professora Angelina Fortes escolheu a Sessão Paralela III, Workshop denominado “Deus joga aos Dados”, dinamizado pelo Professor Horácio Fernandes, do Instituto Superior Técnico.
Alguns dos professores – formandos levaram os seus alunos para apresentar o resultado do trabalho desenvolvido. Muito interessante pela coragem, presença e destreza nas apresentações dos alunos, o que vai ao encontro do que podemos ler no documento referente ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória:
“As humanidades hoje têm de ligar educação, cultura e ciência, saber e saber fazer. O processo da criação e da inovação tem de ser visto relativamente ao poeta, ao artista, ao artesão, ao cientista, ao desportista, ao técnico – em suma à pessoa concreta que todos somos.”.
No período da tarde, estiveram expostos os pósteres elaborados pelos formandos, diferentes e diversificados e com informações muito interessantes.
Estas formações e encontros são uma forma de encontrar colegas conhecidos e colegas que lecionam em escolas onde já demos o nosso contributo no passado! Foi criado um padlet associado ao póster com informações adicionais, descubram a riqueza do trabalho desenvolvido com o contributo de várias disciplinas! Para o futuro continuar a trabalhar as temáticas aprendidas para aprofundar o conhecimento.
O tempo é um fator muito importante, investindo mais tempo tanto a professora como os seus alunos aprenderão mais sobre estes assuntos, desenvolvendo mais competências e partilhando as aprendizagens.
Apesar do calor, temperaturas elevadas, foi muito bom participar!
Seguem algumas fotografias…
Angelina Fortes, Grupo de Recrutamento 510












You may also like
Reutilizar sacos de ração seca
Dia do Animal
