Projeto Árvore de Natal Temática e Presépio – O Tempo
O tempo sempre foi objeto de estudo do ser humano, tendo este criado variados instrumentos para a medição do mesmo.
Durante os últimos três séculos, o pêndulo foi o mais confiável medidor de tempo, sendo substituído apenas nas últimas décadas por oscilações atómicas ou eletrónicas.
Desde 1967, a definição internacional do tempo baseia-se num relógio atómico, assim como os relógios, satélites e aparelhos de última geração.
É considerado o mais preciso já construído pela Humanidade e mesmo assim atrasa 1 segundo a cada 3 mil anos.
“Eu sei o que é o tempo, mas se mo perguntam, já não sei”, teria dito Santo Agostinho.
“Não percebo porque se perde tanto tempo a discutir o tempo, que não é nenhuma entidade metafísica, é apenas uma empresa de demolições”, sugeriu António Lobo Antunes.
No artigo “Juntos pelo Planeta”, Marina Oliveira, Diretora da Revista Turbilhão, refere que:
“Numa época em que as questões relacionadas com o aquecimento global, esgotamento de recursos naturais e as preocupações humanitárias são cada vez mais prementes, a sustentabilidade e a responsabilidade impõe-se como tema obrigatório. É tempo de salvar o planeta.”.
No artigo “Tempo para salvar o Planeta”, na mesma revista, Marina Oliveira recorda que:
“Existem muitas formas de trabalhar em nome do nosso planeta. Há vários anos, diversas marcas para as quais os relógios de mergulhos desempenham um papel importante têm-se comprometido com a protecção dos oceanos.”;
“…a Blancpain lança regularmente edições limitadas Fifty Phantoms, cuja parte da receita de venda é doada a iniciativas de conservação marinha.”;
“O Projeto Planet Ocean da Omega segue um caminho semelhante e visa, principalmente, aumentar a consciência pública sobre a condição dos oceanos, através do apoio a projetos de conservação.”.
Cada época do desenvolvimento da sociedade é marcada pela criação de um relógio mais sofisticado. Desde o relógio de Sol até ao atómico, constata-se a necessidade de o ser humano continuar à procura de uma maior precisão.
O tempo está a contar… tic-tac, tic-tac!
Com este projeto está a ser implementado o Trabalho de Projeto entre os professores que nele colaboram com os seus alunos. Professores do Grupo Disciplinar 510, Angelina Fortes, Filipa Silva, Isabel Domingues, Jorge Figueiredo e do Grupo Disciplinar 520, Sandra Lobo. Colaboraram alunos de turmas do sétimo e do oitavo ano de escolaridade. Estão presentes a Articulação Curricular, o Trabalho Colaborativo, a Flexibilidade Curricular e a Cidadania e Desenvolvimento. Respeita o objetivo de inclusão e de desenvolvimento de competências plasmado no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
No Laboratório de Física, no pavilhão D, está a exposição referente ao projeto até à segunda semana de janeiro de 2022.
Poderão fazer uma visita de acordo com a vossa disponibilidade!
Angelina Fortes
Grupo de Recrutamento 510






You may also like

Entrega de Prémios Nacionais eTwinning 2022

“No Dia da Mãe, o Coração é Amarelo”
