“Aprender a separar”
- Categories Notícias
- Date Outubro 11, 2024

A vida das embalagens que utilizamos diariamente pode não terminar quando as deitamos fora. Se o lixo for colocado nos contentores corretos, pode ser reciclado e dar origem a novos materiais e, deste modo, poupam-se recursos naturais.
É possível fazer camisolas a partir de garrafas de plástico e composto a partir do lixo orgânico. As gorduras, como o óleo e o azeite, devem ser colocadas nos contentores laranja e as pilhas no vermelho, pois ambos contêm substâncias que poluem os solos e a água.
Os SMAS de Sintra implementaram a recolha de biorresíduos e é algo que está acessível a qualquer morador do município de Sintra, promovendo deste modo a recolha seletiva de resíduos sólidos que são transformados em composto para posterior utilização na agricultura.
Foram estes factos, e muitos outros, sobre o que fazer aos resíduos, produzidos diariamente, que todas as turmas de 5.º ano aprenderam de uma forma divertida com as técnicas dos SMAS, que estiveram durante duas manhãs na escola sede a dinamizar a atividade “Aprender a separar”.
Os alunos foram alertados para a importância da redução do consumo, da reutilização e da reciclagem e da economia circular, hábitos que, ao serem adquiridos, contribuem para uma melhoria do ambiente e da utilização de menos recursos naturais. Foi reforçada a importância da correta separação dos resíduos, que deve ser feita em casa, e posteriormente colocados no ecoponto respetivo. A sessão terminou com um jogo sobre a correta separação de resíduos em que os alunos participaram com entusiasmo.
Agradecemos o empenho dos SMAS na dinamização desta atividade e da técnica operacional D. Cristina Pereira pelo apoio prestado para que esta ação decorresse do melhor modo possível.
A coordenadora do programa Eco Escolas
Filipa Silva





You may also like

Dia Europeu do Desporto

Bem-Vindos a Vale Mourão, Ano Letivo 2025/2026
