Manter a escola limpa

Com o avanço da tecnologia e a procura de comodidade desenvolveram-se diversos tipos de plástico.
Este material duradouro invadiu a vida diária e, ao ser largado no meio ambiente, é prejudicial aos ecossistemas, à biodiversidade e à nossa saúde.
Estima-se que todos os anos entram nos oceanos 3 milhões de toneladas de plástico que se torna frágil e quebradiço e acaba por ser ingerido pelos animais.
Estudos recentes mostram que pedaços de plástico com menos de 5 mm se encontram no mar, no ar, na poeira e nos alimentos e que o ser humano acaba por os inalar e ingerir. Ainda se desconhece as consequências da ingestão do plástico, mas sabe-se que a acumulação no nosso organismo das toxinas presentes no plástico pode afetar o nosso sistema imunológico.
Com o objetivo de alertar e sensibilizar a população escolar para este problema ambiental, as professoras Filipa Silva e Margarida Simões uniram esforços e estão a desenvolver o projeto “Manter a escola limpa!”, com as turmas 2.ª e 4.ª do 8.º ano.
Numa primeira fase, os alunos registaram a existência de lixo plástico no chão da escola sede, verificaram a existência de papeleiras, caixotes do lixo e recolha diferenciada de lixo nos locais mais movimentados da escola e se estes são utilizados. As fotografias que ilustram esta notícia foram registadas pelos alunos destas duas turmas no espaço exterior da escola sede.
Este projeto decorrerá durante todo o ano letivo e, posteriormente, informaremos das fases seguintes do projeto.
Filipa Silva e Margarida Simões




You may also like

Dia Europeu do Desporto

Bem-Vindos a Vale Mourão, Ano Letivo 2025/2026
