«

»

Fev 10

Visita de estudo à Casa de Saúde da Idanha

Os alunos dos 2.º e 3.º anos do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde visitaram, na passada 5.ª feira – dia 9 de fevereiro 2017, a Casa de Saúde da Idanha, em Belas, acompanhados  pelos professores Dulce Espinheiro, Filipa Macedo, Joaquim Inácio e Maria do Carmo Passos. Para além de tomarem conhecimento da sua história, valores e missão, puderam constatar como uma equipa de profissionais coesa é responsável por cuidadar e tratar os utentes, deixando-os mais confortáveis e autónomos, nas diversas unidades de internamento e de apoio.

Os doentes são o centro e a razão da existência da Congregação Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus (IHSCJ), que lhes presta cuidados de tratamento a nível mental, físico, social e espiritual. Os familiares acompanham a problemática da doença mental e do foro psicológico e envolvem-se ativamente no processo terapêutico, sendo um dos pontos fortes da Casa de Saúde da Idanha.

A visita de estudo proporcionou ainda uma visita às instalações, às suas  várias valências e, ainda,  a partilha de experiências com alguns utentes.

Este serviço do IHSCJ aos doentes necessitados, garante que o doente seja visto de uma forma unitária e integral, como um ser humano que sofre, onde confluem as dimensões biológica, psicológica e social.

A saúde integral não é apenas a ausência de doença, mas sim um bem-estar físico, mental, social, espiritual e relacional.

Veja as fotos aqui